Vela em Ilhabela

Por: Redação -
31/05/2016

Acontece nos dias 4, 5, 11 e 12 de junho a 2ª etapa da Copa Suzuki Circuito Ilhabela de Vela de Oceano, competição composta por quatro etapas durante todo o ano e que reúne veleiros das classes  ORC, IRC, BRA-RGS, RGS Silver, Bico de Proa, HPE 25 e C 30.

Na primeira etapa, disputada em março passado, 30 embarcações correram as regatas em dois finais de semana típicos de verão, com sol, calor e ventos moderados. Agora, o desafio é encarar as águas do Canal de São Sebastião em pleno outono.

Nem por isso o número de inscritos deve diminuir, ao contrário. A organização estima que a quantidade de participantes desta etapa será ainda maior, como explica Carlos Eduardo Souza e Silva, “Kalu”, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela. “Esta segunda etapa da Copa Suzuki é a última competição antes da Semana de Vela de Ilhabela. E, por ser realizada na mesma raia, representa uma oportunidade para as equipes fazerem seus últimos ajustes, testar os equipamentos e aprimorar a navegação no Canal de São Sebastião. Por isso acreditamos que será grande o número de competidores, principalmente de outras regiões”, complementa Kalu.

Conhecida como “etapa warm up” entre os velejadores, justamente por ser a última competição antes da Semana de Vela de Ilhabela, que começa em 1º de julho, esta segunda etapa tem particular importância para os velejadores, uma oportunidade de realizar os últimos acertos de seus barcos e equipes nas águas da competição.

O diretor técnico da competição, Carlos Eduardo Sodré, o “Cuca”, explica que “procuramos realizar regatas com características diferentes, percursos mais longos, regatas mais curtas, outras com mair distância entre as boias, para proporcionar várias situações aos velejadores. Isso, claro, dentro da limitação imposta pela direção e intensidade de ventos e correntes”.

A expectativa dos organizadores é superar o número de 30 embarcações que participaram da 1ª etapa, realizada em março e que teve grande equilíbrio entre os competidores, ainda mais tendo sido a primeira competição do ano.

Na classe RGS, por exemplo, apenas dois pontos separaram o vencedor, o veleiro Fran, de Felipe Aidar, do Asbar, de Sérgio Keplacz. Na classe C30, a diferença foi ainda menor. O Caballo Loco, de Mauro Dottori que ficou apenas um ponto à frente do  Caiçara, de Marcos de Oliveira César.

O Yacht Club de Ilhabela começa a receber as inscrições para a 2ª etapa da Copa Suzuki na sexta-feira, dia 3 de junho, a partir das 18h. No sábado, com previsão de início ao meio-dia, começam as regatas da etapa.

Foto: Edu Grigaitis

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público