Embarcações da Costa Verde receberão Selo de Qualidade do Turismo Náutico

Por: Redação -
01/12/2016

O Sebrae/RJ realizará na próxima quarta, 7, a cerimônia de entrega do selo de qualidade das embarcações participantes do projeto “Desenvolvimento do Turismo Náutico da Região da Costa Verde”, executado dentro dos princípios da qualidade e com avaliações das dimensões de requisitos legais, gestão, sustentabilidade, oferta de serviços, infraestrutura e atendimento. O evento será das 9h às 13h30, no Colégio Naval de Angra dos Reis, Clube dos Coqueiros. Sete embarcações se inscreveram no programa, e aquelas que atenderem aos requisitos necessários receberão as bandeiras de identificação da qualidade e diferenciação do serviço, adesivo e o Selo de Qualidade desenvolvido pelo Sebrae/RJ em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

O Selo visa aumentar a competitividade e a qualidade dos serviços prestados pelas embarcações turísticas e agências de receptivo em Angra dos Reis, sendo esta uma experiência única no segmento do turismo náutico em todo o Brasil.   “Trata-se de um marco para este segmento que é tão importante para a economia da região. Estamos trabalhando a estruturação das empresas, o aprimoramento da gestão, a qualidade no atendimento e na prestação de serviços, sempre com foco na política de sustentabilidade. As embarcações que conquistarem o Selo terão um grande diferencial no mercado” – esclarece o coordenador regional do Sebrae/RJ na Costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto.

Durante os últimos três anos, o Sebrae/RJ apoiou a legalização das embarcações, realizou estudos e diagnóstico e capacitou os empresários em gestão e segmentação de produtos, serviços e roteiros diferenciados para atração de novo fluxo de turistas para região. A entidade auxiliou na elaboração do decreto (marco regulatório) de Ordenamento de Turismo Náutico de Angra dos Reis, que institui o cadastramento obrigatório das embarcações que prestam serviço de transporte turístico e turismo náutico.

Os requisitos para a obtenção do selo foram desenvolvidos e elaborados pelo Sebrae/RJ e validados  pelo Comitê Gestor, formado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ICMBIO – Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, Sebrae/RJ, TurisAngra, Setur, TurisRio, Angra Convention e Visitors Bureau , ATAR – Associação de Turismo de Angra dos Reis e ABAR – Associação de Barqueiros de Angra dos Reis.  Ao longo do projeto, os empresários foram acompanhados por consultores especializados  e participaram de oficinas e capacitações, formatadas especialmente para atender as demandas do mercado de turismo náutico. Entre os temas, estão o desenvolvimento de novos roteiros, mercado, atendimento ao cliente, formação de preço e sustentabilidade.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico

    Elettromec levou ao Boat Show cervejeiras que gelam bebidas em até -10ºC

    Há 26 anos no mercado de eletrodomésticos de luxo, empresa estreou no salão carioca com opções importadas e de aço inox

    Visitantes do Boat Show comandaram navio em simulador interativo da Marinha

    Força Armada também esclarece dúvidas sobre agendamentos de serviços e apresenta ferramenta de previsão ambiental

    Secretaria do Turismo do Paraná divulgou 31 polos turísticos do estado no Rio Boat Show

    Espaço do governo paranaense, através da SETU, promoveu o turismo da região no salão náutico