Copa Paulista de vela começa neste fim de semana na Guarapiranga

Por: Redação -
09/02/2017

A expansão do número de barcos e velejadores inscritos e o envolvimento crescente dos clubes náuticos exigiram, após dois anos de sucesso, que a Copa YCP (Yacht Club Paulista) evoluísse. Neste ano, a competição passa a se chamar Copa Paulista, depois de movimentar 370 velejadores em 160 embarcações ao longo de nove etapas na última temporada na Represa Guarapiranga, em São Paulo.

Em 2017, a competição ganha mais três etapas e levará os velejadores para o mar. Serão três finais de semana com regatas no litoral devido à parceria estabelecida com o Iate Clube de Santos (ICS). A abertura acontece neste fim de semana, dias 11 e 12, na Guarapiranga. Os outros clubes que também assumem a organização da Copa Paulista são Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) e Clube de Campo São Paulo (CCSP), ambos na Guarapiranga, além da Fevesp (Federação de Vela do Estado de São Paulo). Em 2016, a Copa YCP mobilizou barcos de 18 classes.

O principal objetivo da mudança é fortalecer a vela no Estado de São Paulo através da união de quatro importantes clubes náuticos. “A Copa YCP nasceu em 2015 com a missão de reunir os velejadores em regatas ao mesmo tempo competitivas e em clima de confraternização. Com o reforço de mais três clubes, esperamos que o evento rebatizado de Copa Paulista continue evoluindo. Queremos proporcionar regatas com nível técnico de campeonatos estaduais para que os atletas aprimorem suas habilidades”, afirma Alberto Hackerott, diretor de vela do YCP e idealizador do evento avalizado pelo Comitê Executivo do clube.

As confraternizações, consideradas pelo velejadores como extensão das regatas após o retorno à terra, passam a ser realizadas no clube-sede de cada etapa. Nas regatas disputadas na Guarapiranga serão utilizadas duas raias simultaneamente para distribuir as classes de forma mais homogênea e agilizar as largadas. As novidades também incentivam a vela de formação. Está criada a “Copinha”, para Optimist e Dingue, a fim de que crianças de todas as escolas de vela da represa compitam em raia reduzida e exclusiva, separadamente dos adultos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024