CBVela inaugura nova sede na Marina da Glória

Por: Redação -
30/06/2017
Foto: Reprodução

De frente para a Baía de Guanabara, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) inaugurou, na manhã desta quarta-feira, dia 28, sua nova sede, na Marina da Glória. Orgulhosa do passado, mas pensando pra frente, a entidade celebrou a nova casa dando o primeiro passo para a criação do Hall da Fama da vela no Brasil, com uma homenagem aos bicampeões olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira.

O evento contou também com a presença dos velejadores que defenderão o país em julho no Mundial de Optimist, classe de formação para crianças e adolescentes. Para completar, durante a cerimônia foi selada a assinatura da renovação, até 2020, do contrato da CBVela com o Bradesco, patrocinador máster da Confederação desde o último ciclo olímpico.

Convidados de honra, Torben Grael e Marcelo Ferreira foram os primeiros atletas a botar as mãos nos moldes que irão, no futuro, compor o Hall da Fama da vela brasileira, homenageando os grandes nomes da modalidade. Com cinco pódios, Torben é o maior medalhista olímpico do esporte brasileiro, ao lado do também velejador Robert Scheidt. Em seis participações nos Jogos, foi ouro em Atlanta-1996 e Atenas-2004, na classe Star; prata em Los Angeles-1984, na Soling; e bronze em Seul-1988 e Sydney-2000, novamente na Star. Hoje, o velejador ocupa o cargo de vice-presidente da Federação Internacional de Vela (World Sailing) e foi o primeiro brasileiro a ingressar no Hall da Fama internacional da modalidade.

“A inauguração da sede aqui na Marina da Glória é a concretização de um sonho pra gente, que é ter uma sede com saída para o mar. Sem dúvida, é um acontecimento importantíssimo para a vela brasileira. Fiquei muito feliz com a homenagem, e ter aqui a presença da equipe jovem nos deixa ainda mais felizes e confiantes no futuro do esporte”, comentou Torben Grael.

Grande parceiro de Torben na conquista olímpica de dois ouros e um bronze (Sydney-2000) na classe Star, entre outros títulos, Marcelo Ferreira também se mostrou orgulhoso por este novo momento da vela brasileira.

“Depois de 30 anos velejando, dos quais 25 ao lado do Torben, é um prazer imenso ver esta sede inaugurada na Marina da Glória. Realmente, é brilhante. Gostaria de deixar uma mensagem para os pequenos velejadores presentes: a Optimist é uma classe individual, mas o importante é isso que estão fazendo aqui, estar em equipe, trocando, aprendendo. Vocês têm muito a crescer dessa forma. Que vocês tenham sucesso na competição. Perseverança é a palavra certa para o velejador”, disse.

Torben e Marcelo transmitiram um pouco do seu conhecimento e muito de boas energias para os cinco jovens brasileiros que disputarão o Mundial de Optimist na Tailândia, a partir de 11 de julho. Nicolas Bernal, Marina da Fonte, Bernardo Pereira, Leonardo Crespo e Luiz Otávio Correia receberam dos ídolos uma bandeira do Brasil para a viagem e coletes de competição.

“Estou muito feliz por poder conhecer o Torben e o Marcelo. Será um campeonato muito difícil e ajuda muito receber esse apoio. É uma honra estar aqui ao lado deles e ver a inauguração desta nova sede da CBVela. Com certeza, ver o sucesso que eles tiveram nos motiva a pensar em sermos campeões olímpicos também”, afirmou o atual campeão brasileiro de Optimist, Nicolas Bernal.

Em uma conquista histórica para a modalidade, a Confederação Brasileira de Vela fechou, em dezembro de 2016, um convênio com a BR Marinas, responsável pela administração da Marina da Glória, e nesta quarta-feira inaugurou oficialmente no local sua sede. Será a principal base de infraestrutura técnica e de treinamento para os velejadores no país, com vagas secas e molhadas, além de contêiner.

“É um prazer enorme estar aqui neste momento histórico para a vela brasileira, celebrando esta nova sede com saída para o mar, onde podemos conjugar nossas operações esportivas com as operações de escritório. Estar aqui com essa dupla incrível, Torben e Marcelo, que foi motivo de inspiração para que eu também velejasse, é algo único. Gostaria também de agradecer demais ao Bradesco por toda a parceria e a renovação. O Bradesco sempre acreditou na gente e esteve conosco desde os primeiros momentos da CBVela “, reforçou o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

De acordo com o superintendente executivo do Bradesco e responsável pela plataforma de esportes, Fábio Dragone, a renovação do vínculo é mais um passo importante na consolidação do investimento do banco no esporte brasileiro.

“É uma grande honra para ao Bradesco dividir este espaço com pessoas tão importantes para a vela brasileira. E é também uma grande satisfação anunciar essa renovação para o próximo ciclo olímpico, que acontece por algumas razões. Todos sabemos que a vela é uma modalidade supervencedora, o que é um dos objetivos do banco, mas a Confederação também mostrou ter governança e uma estratégia de longo prazo, o que foi fator chave para essa decisão”, avaliou Dragone.


Fotos: Marlon Falcão/Inovafoto

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras desta quinta-feira (2) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Grade de hoje terá explicações sobre habilitação náutica, histórias de superação e muito mais

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor durante a 25ª edição do salão náutico