Morre criador de uma das lojas náuticas mais antigas do Brasil
O mercado náutico perdeu um de seus grandes nomes neste fim de semana. Morreu Rudi Schultz, um dos criadores da Sul Náutica, uma das lojas mais antigas do segmento no Brasil e a primeira do Rio Grande do Sul.
Rudi, que fundou a loja ao lado de dois amigos do Clube Jangadeiros, Waldemar Bier e Roberto Portugal (já falecido e, assim como Rudi, velejador da classe Snipe), tocava o negócio com a ajuda da família.
Ele foi pioneiro no setor em uma época em que a náutica brasileira em geral ainda engatinhava e o país vivia os duros tempos do regime militar, com a economia travada às importações de equipamentos e sem nenhuma opção na indústria nacional. Navegar era, acima de tudo, um exercício de improvisos e contorcionismos.
Naquela época, a maior parte dos barcos ainda era de madeira e, para solucionar os problemas, era preciso bastante criatividade. Até coisas hoje banais, como aço inox e fibra de vidro, eram dificílimas de achar. Só mesmo os apaixonados pela arte de navegar faziam a coisa, mais ou menos, funcionar. E foi o que Rudi fez!
Fundada em 1975, a Sul Náutica tem 42 anos de história no mercado e foi fundada pelos três amigos com a ajuda de outros companheiros de clube, com o objetivo de ajudar e incentivar os gaúchos a navegar.
O Grupo Náutica expressa sinceros sentimentos à família Schultz.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estaleiro italiano sedia a Base Operacional do projeto em Livorno e desenvolve versão personalizada da Azimut 72 Fly para reboque e apoio
Maior salão náutico da América Latina teve empresas de compartilhamento de barcos e consórcio náutico
Três expositores chineses apresentaram soluções elétricos no São Paulo Expo, de 24 a 29 de setembro
Com 34 apresentações, programação no São Paulo Boat Show 2026 abordou temas como travessias, segurança, navegação, mergulho, pesca, tecnologia, legislação e experiências no mar
Opções menores se destacaram no salão e chamaram a atenção dos consumidores




