Confira a nova embarcação autônoma C-Worker 5, produzida no Reino Unido

Por: Redação -
10/01/2018

Embarcações autônomas estão se tornando cada vez mais uma realidade. O fabricante ASV, com sede no Reino Unido, apresentou recentemente seu mais novo modelo autônomo, o C-Worker 5.

Segundo a empresa, a embarcação de 5 m de comprimento é capaz de operar em 7 nós por cinco dias antes de ter que reabastecer. Projetado para funcionar como barco autônomo e como multiplicador de força, ele também pode operar junto com as embarcações de pesquisa tradicionais para aumentar a eficiência do trabalho.

Em julho, o C-Worker 5 participou da pesquisa hidrográfica ao lado de uma empresa chamada TerraSond. Sarah Dyer, coordenadora de vendas e marketing explica: “TerraSond está usando nosso C-Worker 5 como um multiplicador de força. O que isso significa é que eles estão utilizando sua embarcação de pesquisa normal, juntamente com o C-Worker 5. Isso duplica a cobertura da pesquisa porque você tem dois barcos em vez de apenas um. Os dois estão executando linhas paralelas. O C-Worker 5 está sendo controlado pela embarcação principal”.

“Os regulamentos em torno do uso de navios não tripulados podem ser vistos como um desafio, no entanto, há muito trabalho a ser feito nesta área. Em março deste ano, a MIA (UK Marine Industries Alliance) lançou o Código de Conduta dos Sistemas Autônomos Marítimos. Um guia aprovado pela indústria, sobre como as operações devem ser realizadas no mar”, explicou Dyer sobre os desafios que envolvem o trabalho com embarcações autônomas.

A ASV acrescenta que há uma variedade de operações que são realizadas (ou podem ser realizadas) por um barco não tripulado. Do lado militar, pode incluir varredura, caça e eliminação de minas, além de segurança e vigilância portuária, entre outros; já comercialmente, pode incluir posicionamento submarino, pesquisa hidrográfica, coleta de dados oceanográficos, científicos e inspeção de ativos submarinos.

A ASV foi iniciada pelo diretor-gerente, Dan Hook, que a partir da paixão pela tecnologia não tripulada, viu que a área tinha o potencial de melhorar o funcionamento do setor no mar para melhor.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca

    Especialistas do setor de combustíveis comandam palestra no NÁUTICA Talks

    Pâmela Barreto e Jean Leone conduzem papo sobre o diesel Verana e a gasolina Podium na série de palestras que acontecem no Rio Boat Show 2024

    Almirante Carlos Roberto detalha novos barcos da Marinha no NÁUTICA Talks

    Principais projetos estratégicos em andamento, construções do navio polar e de nova fragata serão destrinchadas durante o Rio Boat Show 2024