Testamos o protetor de capotas NautiSpecial. Veja como funciona

12/02/2019

A resistência à umidade é a capacidade mais desejada de uma capota náutica, equipamento indispensável, quase obrigatório em uma embarcação, por conta da proteção contra o sol, a chuva, o vento, o frio e o calor, tornando os passeios bem mais agradáveis. Mas, mesmo as capotas confeccionadas pelas melhores lonas acabam perdendo o poder de deter a água, exigindo a aplicação de um aditivo impermeabilizante. Para atender a essa demanda, algumas empresas, como a NautiSpecial, correm atrás de novas técnicas baseadas em nanotecnologia.

É o caso do Protetor de Capota NautiSpecial, que promete proteger as capotas de tecido contra vazamentos, além de evitar que fiquem emboloradas, por inibir o mofo, e oferecer proteção ultravioleta, evitando que o tecido vá perdendo sua cor. O protetor da NautiSpecial foi feito especialmente para impermeabilizar os tecidos expostos em áreas externas, como estofados e até roupas de tempo (desde que não sejam de couro), além dos toldos. Para testar a eficiência do produto, aplicamos o Protetor de Capota da NautiSpecial em uma capota que comprovadamente já não segurava a passagem da água. Antes, deixava pingar água dentro do barco, quando exposta à chuva, molhando tudo abaixo dela.

O rendimento de uma lata de 200 ml é de 2 m², segundo o fabricante. No nosso teste, a capota usada tinha um pouco mais que essa medida. Por isso, usamos uma lata e meia do protetor

Para um melhor resultado, após a aplicação do spray impermeabilizante, o fabricante recomenda uma espera de 12 horas, para o tecido secar. No nosso teste, preferimos esperar 24 horas. Pegamos a capota, enchemos de água, em forma de uma “bolsa”, e esperamos cerca de 40 minutos. O resultado não poderia ser melhor: nenhum sinal de vazamento. Por baixo, o tecido continuou completamente seco. O produto funciona mesmo. Mais do que isso: quando a gente joga a água, ela não para, mas desliza. Sinal de que a impermeabilização foi bem-feita. Incolor, o produto pode ser aplicado em capotas de todas as cores.

Mas é fundamental seguir as recomendações do fabricante. A capota tem de estar seca e livre de sujeiras, para a fixação do impermeabilizante. Aplique a 20 centímetros do tecido, em camadas uniformes, com movimentos circulares. Nenhuma parte do tecido pode ficar sem receber o produto. O rendimento de uma lata de 200 ml (R$ 40) é de 2 m², segundo o fabricante. No nosso teste, a lona usada tinha um pouco mais que essa medida. Por isso, usamos uma lata e meia do protetor.

Por se tratar de um produto inflamável, a aplicação deve ser feita num lugar aberto e arejado. Depois, pelo mesmo motivo, a embalagem não deve ser armazenada dentro do barco, sob o risco de entrar em contato com uma faísca e pegar fogo ou explodir.
O fabricante não informa quanto dura a proteção. Diz que depende do tempo de exposição ao sol, apesar de oferecer proteção contra os raios ultravioleta. Sol é bom, mas…

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público