Embarcações já podem se inscrever para o 8º Juntos pelo Rio, em Itajaí

Por: Redação -
26/02/2019
Já estão abertas as inscrições para participação de embarcações de pequeno, médio ou grande porte na oitava edição do mutirão de limpeza Juntos pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti. O evento ocorre no dia 23 de março (sábado). Podem participar barcos ou jets que estejam com a documentação em dia. O piloto também precisa ter habilitação específica.

“Os barcos são fundamentais para fazer o deslocamento dos voluntários durante a ação de limpeza do Rio Itajaí-Açu, nas margens de Itajaí e Navegantes. Quanto mais interessados, maior será a área que conseguiremos cobrir no dia”, afirma Natália Pires, uma das organizadoras do evento.

Os interessados em participar do mutirão com sua embarcação devem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou entrar em contato pelo telefone (47) 3341-8065, na Gerência Meio Ambiente do Porto de Itajaí. O evento contará ainda com monitoramento da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Itajaí e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de todos os participantes.

LEIA TAMBÉM
>>Mercury Marine apresentará lançamento mundial no Rio Boat Show 2019
>>Governo grego aprova projeto de turismo náutico
>>Grande festa da vela acontecerá no próximo dia 16 em Angra dos Reis

Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, com o apoio de instituições públicas e privadas, o mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti quer chegar a mil voluntários nesta edição. A meta é ampliar o alcance da ação, que no ano passado reuniu 800 pessoas e recolheu mais de 10 toneladas de resíduos. As inscrições de voluntários iniciarão em março no site do município.

O evento, alusivo ao Dia Mundial da Água (22 de março), surgiu em 2012 durante a primeira passagem da Regata Volvo Ocean Race por Itajaí. Desde então, é realizado anualmente pelo município, agregando voluntários a cada edição e consolidando sua importância de alcance regional. Outros municípios, como Navegantes e Penha, também já aderiram à ação.

Desde 2016, a Secretaria de Saúde de Itajaí se uniu ao mutirão para reforçar o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por meio de blitze educativas. Ao todo, já foram recolhidas mais de 85 toneladas de resíduos em sete edições.

Em 2018, Itajaí assinou a Carta Compromisso de Mares Limpos, durante a Volvo Ocean Race, e se tornou a primeira cidade brasileira a abraçar a causa. O documento firma parceria com Organização das Nações Unidas (ONU) e prevê ações para redução do lixo marinho e conscientização da população.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1