Volvo Penta apresenta nova geração dos motores D4 e D6

Por: Redação -
01/06/2019
Foto: Divulgação

Com mais de 100 mil unidades entregues desde sua introdução em 2003, a Volvo Penta deu à sua próxima geração de pacotes de propulsão D4 & D6 uma revisão abrangente. Eles estão disponíveis em três variantes diferentes: Volvo Penta IPS, Inboard e Aquamático (sterndrive).

Os benefícios afetam quase todos os aspectos que os proprietários de barcos consideram importantes – incluindo desempenho, confiabilidade, durabilidade, custos de operação e manutenção. As melhorias também proporcionam uma experiência mais agradável, com um passeio mais confortável e maior manobrabilidade.

Do lado de fora, as mudanças podem não ser tão óbvias, mas quase todos os aspectos do sistema totalmente integrado foram atualizados. Os aprimoramentos incluem reengenharia dos motores, proporcionando mais potência e torque e garantindo os mais altos níveis de confiabilidade. Eles são perfeitamente combinados com um pod IPS atualizado e o novo sistema de tração de popa DPI Aquamatic, que traz maior conforto e manobrabilidade, bem como manutenção e manutenção mais diretas.

O D4 / D6 é o pacote tecnicamente mais avançado da empresa. Projetado exclusivamente para aplicações marítimas, o D4 de 3,7 litros e o D6 de 5,5 litros proporcionam o torque marítimo exclusivo da Volvo Penta, garantindo que a potência máxima seja transferida para as hélices e para a água, em toda a faixa de velocidade.

As mudanças são mais do que um facelift, com a maioria dos componentes reprojetados. O D4 e D6 oferecem saídas de desempenho entre 150 e 480 hp. Em especificação de topo o D4 agora tem uma produção máxima de 320 hp, enquanto o D6 em espetáculo de topo possui 480 hp. Não só 10% mais potência em toda a gama, estes motores são mais eficientes em termos de combustível – entre 0,5% a 7,0% (no ciclo E5).

A lista de atualizações é longa, incluindo um novo sistema de gerenciamento do motor, um novo sistema de injeção de combustível, um novo turboalimentador e um novo supercharger. A cabeça do cilindro, pistões e válvulas são novos, para lidar com o aumento do desempenho, e o virabrequim também é agora mais forte para lidar com as cargas maiores.

Esses mecanismos também custarão menos para manutenção, com intervalos de manutenção mais longos e menos itens de serviço. Tudo isso contribui para economias anuais em combustível, peças e serviços.

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Enquanto o sistema de transmissão IPS teve melhorias em durabilidade e confiabilidade, é a unidade DPI que entra para as maiores mudanças. A nova embreagem hidráulica garante um deslocamento silencioso e suave, além de deslizar em baixas rotações do motor, resultando em capacidade de manobra adicional e maior conforto em baixas velocidades de barco.

A embreagem hidráulica, junto com a direção por fio – que agora é padrão para DPI – oferece uma função aprimorada de encaixe por joystick. A linha de transmissão do DPI agora também vem com o Sistema de Posicionamento Dinâmico, que mantém automaticamente o rumo e a posição de um barco, mesmo durante correntes fortes ou com vento – ideal ao se preparar para o acoplamento. A versão Inboard também está disponível para transmissões de eixo e jato de água.

Um aspecto importante desta série abrangente de melhorias para os sistemas marítimos D4 / D6 é uma nova geração do Controle Eletrônico de Vessel – EVC2 da Volvo Penta. A primeira grande atualização desde que o sistema foi lançado em 2003, o EVC2 conecta e gerencia as comunicações internas entre o motor e as alavancas e telas, etc. Com um sistema operacional totalmente novo, o EVC2 é agora mais independente do motor do que antes e atuará como o principal facilitador para o futuro da construção de embarcações, incluindo diagnóstico remoto e conectividade.

Agora usando uma arquitetura elétrica moderna, o EVC2 é capaz de conectar mais coisas ao ecossistema do barco, dando aos usuários de barco maior funcionalidade e oferecendo aos construtores mais flexibilidade no processo de projeto do barco. Isso inclui um ponto de conexão – para downloads e diagnósticos de software, e um recurso On-Board Service Assistant fornece informações de manutenção em tempo real. As alavancas de controle e joystick também ganham uma reforma mais moderna em cinza acetinado.

Embora a EVC2.0 forneça benefícios substanciais imediatamente, as possibilidades futuras oferecidas são igualmente empolgantes. Ele formará a base para conectar todos os recursos futuros em um barco e permitirá que novos serviços sejam carregados em qualquer lugar do mundo – quando recursos automatizados conectados e elétricos estiverem disponíveis.

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