Ministério do Turismo planeja ações para desenvolvimento náutico de Angra dos Reis

Por: Redação -
23/08/2019
Foto: Reprodução

Uma delegação do Ministério do Turismo visitou Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, no início deste mês, para realizar um levantamento das ações necessárias para desenvolver o potencial turístico da região. A visita foi a primeira ação do governo na área, que o presidente Jair Bolsonaro quer transformar em uma ‘Cancun brasileira’.

Segundo o comitê, o plano está avaliado em cerca de US $ 270 milhões. Eles identificaram cerca de 40 ações necessárias para estimular o turismo. Estes incluem dobrar o único acesso rodoviário à cidade; construir um complexo turístico próximo à marina principal de Angra dos Reis para melhorar o centro da cidade; reativando um trem de passageiros que serve a região; construção de uma usina de dessalinização de água; criação de estações de tratamento de esgoto; e ampliando a pista no aeroporto local com a construção de um novo terminal de passageiros.

“Estamos levantando tudo o que é necessário em termos de infraestrutura, visão turística e meio ambiente para colocar a cidade de Angra dos Reis entre os principais destinos do mundo”, afirmou Daniel Nepomuceno, secretário executivo do portfólio.

Para o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, a proposta não deve ter impacto ambiental – medo já levantado pelos ambientalistas. A região possui várias áreas protegidas, incluindo a ilha da Ilha Grande, que junto com a cidade histórica de Paraty foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em julho.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira Rio, Alfredo Lopes, diz que há motivos para ser cauteloso. As iniciativas turísticas são bem-vindas, mas muitas das cerca de 365 ilhas de Angra dos Reis já estão saturadas, justamente pela falta de infraestrutura para receber visitantes.

“As pessoas querem ir ver ilhas paradisíacas, águas claras. Nós não podemos destruir isso. Tem que ser tudo muito bem planejado ou vai se transformar em um pesadelo ”, diz ele.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    “Lancha na planta”: Triton vende três unidades de modelo que ficará pronto em 2027

    Nova Triton Flyer 42 será apresentada pela primeira vez no São Paulo Boat Show 2026; antes mesmo de ficar pronta, embarcação já tem unidades negociadas, inclusive para os Estados Unidos

    Wellcraft lança maior barco da marca e apresenta experiência de customização no São Paulo Boat Show

    Com barco de 34 pés, Wellcraft promete mais conforto, espaço e experiência de pesca.

    Novos motores de popa: Yamaha apresenta quatro lançamentos no São Paulo Boat Show 2026

    Protótipo de motor movido a célula de hidrogênio está exposto no estande da fabricante; evento segue até dia 29

    NÁUTICA transmite o terceiro dia do São Paulo Boat Show 2026 ao vivo

    Cobertura mostra lançamentos, entrevistas e atrações do maior salão náutico da América Latina

    Ross Mariner esgota vendas programadas para 2026 no primeiro dia do São Paulo Boat Show

    Estaleiro estreou SLR340 Legend em São Paulo ao lado de linha premium de barcos de entrada