Volvo Penta apresentou novo protótipo elétrico Saildrive em parceria com estaleiro francês em Cannes

Por: Redação -
16/10/2019
Foto: Divulgação

O Cannes Yachting Festival serviu de palco para a estreia de um protótipo elétrico Saildrive da Volvo Penta. Oferecendo a perspectiva de conforto a bordo, operação quase silenciosa, baixa vibração e amarração silenciosa, a iniciativa é uma colaboração com o estaleiro francês Fountaine Pajot. Uma instalação dupla do protótipo elétrico foi montada em um catamarã Lucia 40.

A inauguração do protótipo elétrico ocorre em meio ao crescente interesse em passeios de barco sem emissões e no amadurecimento da tecnologia de eletromobilidade. Mais do que apenas o elemento de propulsão elétrica, a Volvo Penta adotou uma abordagem de “sistemas completos”, trabalhando em estreita colaboração com a Fountaine-Pajot para entender os padrões de uso dos clientes. O protótipo elétrico é baseado no amplo banco de dados de uso do cliente da Fountaine-Pajot, que define com precisão os ciclos de acionamento para uma ampla variedade de perfis de usuário.

“A contribuição do Fountaine-Pajot sobre o uso do cliente é fundamental para o projeto do sistema elétrico”, diz Peter Granqvist, diretor de tecnologia da Volvo Penta. “Depois de identificar perfis de usuário, podemos prever com mais precisão aspectos do sistema, como a vida útil da bateria, o que, por sua vez, proporciona maior tranqüilidade a um usuário ou capitão”.

A tecnologia por trás do Saildrive elétrico é baseada nos projetos comprovados de eletromobilidade do Volvo Group – e muitos componentes são compartilhados. As baterias de íon de lítio acionam um motor elétrico, que, por sua vez, aciona o hélice Saildrive. O sistema visa oferecer mais potência e torque em baixas velocidades em comparação com um motor diesel semelhante.

As comodidades a bordo – incluindo o ar-condicionado – podem ser alimentadas com as baterias do sistema – em silêncio por até 12 horas. Dependendo da velocidade e das condições do mar, a tecnologia tem potencial para até quatro horas / 20 milhas náuticas de cruzeiro elétrico de emissão zero. Um cenário mais típico seria usar o Saildrive elétrico para manobrar dentro e fora de portos e para alimentar cargas de ‘hotéis’ (comodidades a bordo, como ar-condicionado, etc.).

Como parte da abordagem de sistemas completos, o sistema Electronic Vessel Control 2 (EVC2) da Volvo Penta foi adaptado para uma aplicação Saildrive. Isso inclui os mais recentes controles da Volvo Penta e uma nova interface de driver que gerencia a navegação e o monitoramento da bateria.

“A introdução de um monitor de monitoramento e navegação integrado às informações do sistema de transmissão elétrica ofereceria aos proprietários de veleiros uma funcionalidade aprimorada, operação mais simples e manobras fáceis e seguras em portos ou marinas”, continua Granqvist.

“A parceria com a Volvo Penta está destacando o valor e a conveniência da eletromobilidade para nossa base de clientes”, disse Romain Motteau, vice-presidente executivo do Fountaine Pajot Group. “Navegar sem ruídos é uma experiência incrível, e é impressionante ver a potência que esse motor pode liberar em baixa velocidade. Esperamos que nossos clientes estejam entusiasmados com o que veem em Cannes e com o potencial que um dia trará à sua experiência de navegação”.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos