Ajuda
No mês de maio o arqueólogo Barry Clifford declarou ao mundo que pode ter encontrado a nau Santa Maria, uma das três caravelas que Cristovão Colombo comandou na descoberta da América em 1492. A descoberta foi feita durante mergulhos na costa do Haiti. Clifford só irá ter certeza se os destroços são mesmo da nau Santa Maria caso consiga investigar a fundo os destroços, mas para isso precisa de dinheiro, coisa que o Haiti não tem. Por isso a Unesco ofereceu ajuda ao país.
O pedido de ajuda partiu do próprio Haiti que reconhece a importância histórica desta possível descoberta. A ministra da Cultura do país, Monique Rocourt, enviou uma carta, em 12 de junho, pedindo ajuda ao Conselho Científico da Convenção da Unesco para a proteção do patrimônio cultural subaquático de 2001. A Unesco enviará ao Haiti uma missão de especialistas para examinar os destroços e isso poderá determinar se a descoberta se trata realmente a nau Santa Maria de Cristovão Colombo.
“Nos próximos meses a Unesco enviará uma missão para avaliar o estado deste patrimônio submerso em frente à costa da cidade de Cabo Haitiano, ao norte do país”, declarou um comunicado da organização com sede em Paris.
Foto: Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses
Embarcação reformada do estaleiro italiano Solimano une robutez e potência ao charme e sofisticação de barcos luxuosos
Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar
Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos