Praia paulista é a mais certificada da América do Sul em programa de reconhecimento internacional

Por: Redação -
11/11/2019

A cerimônia de hasteamento da nova Bandeira Azul da Praia do Tombo, no Guarujá, no litoral de São Paulo, aconteceu na tarde da última quinta-feira (7). Essa é a 10ª vez consecutiva que a praia recebe o selo socioambiental internacional. O evento contou com a participação do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.

Com a renovação, a praia mantém o título de mais certificada da América do Sul e a única de São Paulo com o selo de qualidade. O anúncio foi feito em uma recente reunião na Dinamarca, pelo júri internacional do programa, do qual o Ministério do Turismo faz parte.

Para conquistas a certificação Bandeira Azul, a praia é avaliada e precisa ser aprovada em 34 critérios que são divididos em gestão ambiental, educação, qualidade da água, segurança e serviços.

A gestão da Praia do Tombo é feita pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá, em parceria com outras secretarias municipais, entre elas a de Operação Urbanas, com o envolvimento de moradores da região, ambientalistas e frequentadores da praia.

A praia possui um Núcleo de Informação e Educação Ambiental, que é responsável por toda a parte de informação e educação ambiental, e também pela conservação e fiscalização dos critérios a serem cumpridos para a manutenção da Bandeira Azul.

A certificação Bandeira Azul é um programa de reconhecimento internacional que certifica as praias, marinas e embarcações que possuem elevado grau de gestão ambiental. Os locais certificados passam por uma série de critérios que levam em consideração a preservação do meio ambiente, afetando positivamente na limpeza e qualidade da água, assim como da areia e mata nativa.

Dessa forma, as praias que recebem a certificação Bandeira Azul são reconhecidas internacionalmente como lugares que se preocupam com a preservação do meio ambiente. A certificação é proposta para praias urbanas e de grande circulação de pessoas, pois o objetivo é conscientizar a comunidade e a gestão pública da importância de manter o lugar limpo e preservado.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fabianne Domingos exibiu designs exclusivos e realidade virtual para decoração de barcos

    Óculos 3D permite que visitantes do salão náutico paulista visualizem o interior de um barco decorado pela designer.

    Mercury Marine exibe linha completa de motores, incluindo os novíssimos elétricos

    Equipamentos de 9.9 hp a 600 hp estiveram na 27ª edição do São Paulo Boat Show

    Novo CForce 1000 chega ao mercado com "70% de melhorias"

    Quadriciclo da CFMoto está exposto no São Paulo Boat Show 2024, que termina nesta quarta-feira (24)

    Fishing 510 Raptor: uma lancha de uso misto, para paladares mais apurados

    Lancha foi um dos destaques exibidos pelo estaleiro na 27ª edição do São Paulo Boat Show

    Evolução dos jets é destaque no Museu da Moto Aquática, no São Paulo Boat Show

    Espaço apresenta desde o primeiro modelo da Sea-Doo, lançado em 1968, até o mais atualizado da marca, lançado neste ano