Startup italiana cria motor a jato elétrico revolucionário. Veja vídeo

27/02/2020

Inovar um setor tradicional como o de motores marítimos parece um desafio titânico, mas uma startup italiana tirou uma carta certeira das mangas. Apresentado no Gênova Boat Show 2019, o seu hidrojato DeepSpeed promete nada menos que causar uma revolução.

“Criamos o primeiro sistema de propulsão a jato elétrico para o setor náutico”, conta William Gobbo, gerente e fundador da startup, com sede em Milão. Para justificar a afirmação, ele compara o DeepSpeed com os motores a hélice convencionais. “Enquanto os hélices diminuem seu desempenho com velocidade crescente, o nosso funciona com o mesmo princípio de um motor de aeronave, que se torna progressivamente mais eficiente”, explica. “O setor aeronáutico há muito abandonou as hélices em favor dos jatos. Agora, chegou a vez setor náutico deixa-lo para trás”, acredita.

O hidrojato chama atenção pela aparência incomum: sem hélices nem partes móveis visíveis. A promessa é de reduzir drasticamente o consumo de energia, ao mesmo tempo em que aumenta a velocidade de navegação, sem emissões sonoras e de poluentes no ar ou na água.

O hidrojato foi projetado para ficar embaixo do barco, como um motor de popa, com duas extremidades abertas. A vantagem teórica é que o fluxo de entrada de água se torna dinâmico. Quanto maior o fluxo, mais rápido o barco avança.

Entre outros prêmios de inovação, o DeepSpeed já recebeu a certificação “Selo de Excelência” do departamento Horizonte 2020 da União Europeia, concedido apenas a três em cada 1 000 candidatos. O investimento inicial foi de € 1,2 milhões de vários fundos italianos e europeus de ciência, tecnologia e startup.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público