Tecnologia promete reduzir o ruído da cavitação do hélice dos barcos

Por: Redação -
03/03/2020

Discutir poluição sonora pode até parecer frescura para alguns. Mas tem muita gente preocupada com essa questão no mar, especialmente com ruído subaquático, um dos subprodutos ambientais mais adversos da indústria marítima.

Segundo estudos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), nos locais de maior tráfego de embarcações, o nível de ruído subaquático chega a 180 decibéis, provocando enorme desconforto nos organismos aquáticos dependentes de sons para se alimentar e se reproduzir. É o caso dos golfinhos e das baleias. No entanto, não existe legislação para evitar esse tipo de dano ambiental.

Felizmente, existe gente preocupada com essa questão, como os pesquisadores do Departamento de Engenharia Naval da Universidade Strathclyde, de Glasgow, na Escócia, que desenvolveram e transferiram para a iniciativa privada uma tecnologia capaz reduzir consideravelmente a barulheira subaquática: a PressurePores, patenteada pela Oscar Propulsion.

A novidade consiste na colocação estratégica de alguns orifícios nas pontas dos hélices onde a TVC (cavitação em vórtice das pontas das pás) é gerada. O sistema — que consiste na colocação 17 furos na ponta das lâminas — tem um grande efeito mitigador, com perda mínima de eficiência, e pode ser aplicado em todos os tipos de hélices.

Embora não seja propriamente uma novidade, a introdução de orifícios nas pás dos hélices para reduzir a cavitação não costuma gerar bons resultados. “As pessoas tentam fazer buracos nos hélices há muito tempo, mas não conseguiram fazê-lo sem afetar a eficiência da hélice ou obter uma redução substancial de ruído”, explica David Taylor, CEO da Oscar Propulsion. Testes apontaram a redução de até 21 decibéis.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público