Novo projeto europeu visa implementar uso de Cannabis na construção de catamarã ecológico

Por: Redação -
30/07/2020

Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Você sabia que a fibra da Cannabis está ligada à navegação há muito tempo? A planta já foi muito utilizada na fabricação de cordas, velas e cordames. Produtos e tecnologias novas estão surgindo e voltando ao mercado por causa dos compromissos ambientais e econômicos apresentados pelas Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. Assim, a Cannabis começa a reaparecer cada vez mais no setor náutico.

O estaleiro croata Marservis, junto com a colaboração da Faculdade de Engenharia Mecânica e Arquitetura Naval de Zegreb, em busca por processos sustentáveis de produção de navios que usam energia renovável, apostaram no uso da planta no  projeto de um eco-catamarã de 16 m de comprimento por 6 m de largura, com capacidade para 52 passageiros, movido por motores elétricos que usam a energia obtida dos painéis solares que cobrem o teto e uma turbina eólica.

LEIA TAMBÉM
>> Vem aí o São Paulo Boat Show 2020 em um lugar inédito!
>> Conheça a suíte flutuante em forma de disco inspirada em James Bond
>> Conheça o navio da Marinha russa que virou iate de luxo após reforma

A construção da embarcação será realizada sob infusão a vácuo, o que evita a emissão de substancias nocivas. Com alcance de 10 horas, o barco promete evitar 3,5 toneladas de dióxido de carbono e 150 quilos de partículas poluentes, mal emitirá ruídos no fundo do mar por conta de seus motores elétricos e assim, o será segmentado para o ecoturismo onde poderá navegar em parques naturais, por exemplo.

Luciano Beg, proprietário do estaleiro, aguarda o recebimento do auxílio concedido em uma licitação pública do Fundo Europeu de Investimentos para iniciar a construção do eco-catamarã. Ele estima que o lançamento do mesmo ocorrerá em três anos e enquanto isso, continuará adaptando biocompostos para que materiais, assim como a Cannabis, voltem a estar presentes na indústria náutica.

Por Amanda Ligorio, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público