Tradicional grupo de canoagem promove Rio Itajaí-Açu, em Santa Catarina
Guardiões do Itajaí-Açu há 20 anos mudam a concepção da modalidade em Santa Catarina
O grupo de canoístas “Guardiões do Rio Itajaí-Açu” trabalha há mais de 20 anos no estado de Santa Catarina visando evidenciar os benefícios que o rio possui. A intenção do projeto é mostrar que, além de paisagem, o rio pode ser usado para lazer e prática de esportes, por exemplo, sempre com consciência e segurança, é claro.
“Além de preservarmos o meio ambiente, estamos apresentando a canoagem como lazer e esporte. Assim como também apresentamos o potencial de cada modalidade de acordo com as condições do ambiente em cada município”, explica Jorge Luis Bacan, presidente da Federação Catarinense de Canoagem.
Atualmente, o grupo conta com 80 membros, somente em Indaial, e mais 120 voluntários em vários municípios catarinenses, como Blumenau, Gaspar, Rio do Sul, Apiúna, Ibirama, Timbó, Rio dos Cedros além de Benedito Novo. O processo de atividade dos Guardiões do Rio Itajaí-Açu se inicia antes de entrarem na água, com um monitoramento do rio e das barrancas, para que assim seja feito um diagnóstico e este seja repassado para a Secretaria do Meio Ambiente, que faz a fiscalização e as notificações legais nas áreas de risco.
Leia também
» Confederação Brasileira de Canoagem inaugura museu histórico totalmente online
» Eslovênia realiza primeiro torneio de canoagem slalom pós-pandemia
» I Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica acontece no próximo fim de semana
Para celebrar o belo trabalho, um evento esportivo chamado Copa Aberta de Canoagem do Vale do Itajaí estava sendo planejado na intenção de promover pelo menos seis modalidades praticadas em corredeiras e, também, em águas calmas. Porém, por conta das restrições ao coronavírus, o evento não aconteceu ainda, mas é um dos planos do grupo.
Por Felipe Toniolo, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Registrados ao longo de 40 anos, pesquisadores acreditam que "grasnados" são de baleias-minke
Saiba como acessar o guia com as todas as informações do evento náutico que acontece nas águas doces do Lago de Itaipu
Organização promete ações de educação ambiental, gestão de resíduos e compensação de carbono no salão náutico
Com 150 motos aquáticas, travessia percorrerá quase 850 km entre ida e volta pelo rio Paraná
Em parceria com a Mega Bass e a revenda Sport Náutica, marca equipará barcos com motores superpotentes; visitantes poderão testar