Novo túnel subaquático que liga Ilhas Faroé conta com estrutura colorida atrativa. Veja
As Ilhas Faroé, território dependente da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia, ganharam um túnel subaquático com estrutura em formato circular que parece saído de filmes de ficção científica. Trata-se de estrutura gigante, erguida com rocha natural e decorada pelo artista faroense Tróndur Patursson.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
No local, já se encontrava uma série de túneis subaquáticos que ligam as ilhas que compõem o arquipélago das Faroé – este é o terceiro de 18 túneis entre as ilhas. O Eysturoyartunnilin ou Túnel Eysturov começou a funcionar no final do mês de dezembro de 2020 e fica a mais de 11 km abaixo d’água, ligando duas das maiores e mais importantes Ilhas Faroé, Skálafjør andur e Tórshav, separadas até agora pela baía Skálafjørður.
Leia mais:
>> Museu subaquático está previsto para abrir oficialmente em junho de 2021, na Grécia
>> Escritório de arquitetura projeta primeiro parque de esculturas subaquático de Miami
>> Rússia desenvolve drone subaquático para simular comportamento de submarinos
A nova estrutura conta com luzes que mudam regularmente de cor entre o azul, o amarelo e o verde. De acordo com o seu idealizador, a estrutura iluminada simboliza a passagem da escuridão para a luz, além de invocar a tradicional dança das correntes das Ilhas Faroé, em que as pessoas dão as mãos e criam anéis humanos.
Além da beleza, a a utilidade: duas das principais ilhas do arquipélago encurtarão distâncias em quase uma hora de viagem: de mais de uma hora de caminho, este poderá passar a demorar cerca de 16 minutos.
As autoridades locais esperam ainda que o túnel e a rotunda ajudem a estimular o turismo, não só pela óbvia melhoria na acessibilidade, como pela atração decorativa do espaço subterrâneo.
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas
O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito
Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco
Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal
O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp