Marinha monitora local de afundamento do navio mercante Stellar Banner


A Marinha do Brasil informou o monitoramento do local de afundamento do navio mercante Stella Banner, que afundou na última sexta-feira (12), conforme o Plano de Alijamento, aprovado pela Autoridade Marítima com anuência da Autoridade Ambiental. O acompanhamento foi feito através do Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, da MB, e do OSRV (Oil Spill Response Vessel) Água Marinha.
De acordo com a Marinha, eles permaneceram no local até esta segunda-feira (15), quando completaram 72h de acompanhamento, a fim de verificar possíveis objetos que por ventura se soltassem do navio e manchas de óleo na cena de ação.
Além disso, a aeronave Poseidon, contratada pelo IBAMA, realizou voos diários de monitoramento na área do afundamento, onde não foram encontradas manchas de óleo. Ela permanecerá realizando buscas nos próximos dias.
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Maranhão, instaurou, logo após o incidente, um inquérito para apurar as causas e responsabilidades sobre o fato à navegação com prazo estimado de 90 dias para ser finalizado, sendo possível a prorrogação. Quando concluído, será remetido ao Tribunal Marítimo.
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação de 15,25 metros de comprimento é tida como a maior do estaleiro. Evento acontece de 3 a 6 de julho
Pesquisa analisou o processo de adaptação do animal a partir da captura de 24 vídeos e quase 6 mil fotos
Passeios de barco, desconto em safári de focas e aluguel de bike grátis são algumas das recompensas do programa CopenPay; Conheça!
Novidades terão condições especiais para negociações fechadas no evento, que acontece de 3 a 6 de julho
Já consolidada com veleiros, empresa agora oferece lanchas da Sessa Marine e Mestra Boats. Confira benefícios da modalidade