Agora sim!

Por: Redação -
02/04/2015

A quinta etapa da Volvo Ocean Race – ntre a Nova Zelândia e o Brasil – terá um final emocionante no domingo (5) em Itajaí, no estado de Santa Catarina. Quatro barcos devem cruzar a linha de chegada muito próximos. Na disputa pelo primeiro lugar no Oceano Atlântico estão Abu Dhabi, Team Alvimedica, MAPFRE e Team Brunel. Menos de 100 quilômetros separam o bloco da frente e qualquer alteração de vento mudar o cenário.

“Depois de passar pelo Cabo Horn, nossa equipe tem pouco tempo para reflexão, pois temos que lidar com várias mudanças de vela. Dormimos pouco e as noites são difíceis. Nós estamos fazendo de tudo para maximizar nosso trabalho a bordo até a chegada a Itajaí. Só nos resta uma praia, o calor do povo brasileiro e uma caipirinha”, disse Mark Towill, um dos comandantes do Team Alvimedica.

Bem mais trás estão as meninas do Team SCA. Depois de problemas enfrentados ainda nos mares do Sul, o barco feminino cruzou o Cabo Horn nesta quarta-feira (1º). A holandesa Carolijn Brouwer gravou um vídeo mostrando esse momento histórico para os atletas da vela oceânica. “O Cabo Horn ficou para trás. Foi um momento especial depois de muitos dias nos mares do Sul. Finalmente já estamos a caminho de Itajaí. A gente já está pertinho”.

Sam Davies, comandante do Team SCA, também falou: “É um alívio ter dobrado o Cabo Horn. Na semana passada, parecia que cada vez estava mais longe. Foi difícil, com quebras e problemas com a eletrônica. Sabíamos que a gente ficaria no frio por mais dias, que iríamos sofrer”.

Outro que também chegará em Itajaí, mas sem pontuar, será o Dongfeng Race Team. O barco quebrou o mastro na manhã da última segunda-feira (30) e foi obrigado a abandonar a quinta etapa da Volvo Ocean Race. Com a desistência, a equipe soma 8 pontos, prejudicando e muito sua classificação geral.

Foto: Anna-Lena Elled / Team SCA

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Público do Rio Boat Show 2024 tem desconto exclusivo em hotel oficial

    Bem localizado, Novotel Leme oferece condições especiais para visitantes do salão náutico mais charmoso da América Latina

    Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens

    Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias

    Filmagem de primeiras ondas de tsunami na Tailândia viraliza 20 anos após desastre

    De férias no local, homem filmou, sem saber, o início do fenômeno de 2004; assista ao vídeo

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show do ano 2000

    Terceira edição do evento teve de lancha sendo construída ao vivo a tanque de mergulho de 5 m de profundidade

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda