Ajuda


No mês de maio o arqueólogo Barry Clifford declarou ao mundo que pode ter encontrado a nau Santa Maria, uma das três caravelas que Cristovão Colombo comandou na descoberta da América em 1492. A descoberta foi feita durante mergulhos na costa do Haiti. Clifford só irá ter certeza se os destroços são mesmo da nau Santa Maria caso consiga investigar a fundo os destroços, mas para isso precisa de dinheiro, coisa que o Haiti não tem. Por isso a Unesco ofereceu ajuda ao país.
O pedido de ajuda partiu do próprio Haiti que reconhece a importância histórica desta possível descoberta. A ministra da Cultura do país, Monique Rocourt, enviou uma carta, em 12 de junho, pedindo ajuda ao Conselho Científico da Convenção da Unesco para a proteção do patrimônio cultural subaquático de 2001. A Unesco enviará ao Haiti uma missão de especialistas para examinar os destroços e isso poderá determinar se a descoberta se trata realmente a nau Santa Maria de Cristovão Colombo.
“Nos próximos meses a Unesco enviará uma missão para avaliar o estado deste patrimônio submerso em frente à costa da cidade de Cabo Haitiano, ao norte do país”, declarou um comunicado da organização com sede em Paris.
Foto: Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Rich Cucé quer transformar o espaço em um centro educativo e ambiental com foco na preservação da Baía de Chesapeake
Movimentos de Rayyan Arkan Dikha já receberam até uma nova expressão nas redes, a "aura farming". Conheça
Evento acontecerá neste sábado (12), nos EUA, com músicos debaixo d'água e mensagem sobre a proteção de corais
Ilieg González e Mirtha Verena viveram o momento romântico com direito a faixa de pedido estendida na proa do barco
Registro foi feito próxima à Ilha Rasa, na zona sul do munícipio do Rio; temporada de avistamentos já começou