Alentejo: viaje pelos tesouros do litoral português
Com praias lindas e desertas, em vilas charmosas que abrigam construções históricas, o litoral do Alentejo tem também uma praia badalada, eleita a melhor da Europa
Portugal tem estreita relação com o mar, fruto de uma costa de 943 km banhada pelo oceano Atlântico e uma história de aperfeiçoamento da construção naval e domínio da navegação astronômica que o levou à conquista de novas terras.
Sobre as águas: barco é o melhor jeito de conhecer Giethoorn, na Holanda
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O litoral alentejano combina praias charmosas em meio a falésias, rica gastronomia e construções históricas.
Se o mar abriu as portas do mundo para Portugal, o país se abre para receber o mundo durante o verão europeu. Nessa época do ano, o Alentejo — maior região portuguesa, cobrindo quase um terço do país — fica ainda mais sedutor com sua costa litorânea preservada, pequenos paraísos de sol e praia, vilas charmosas, construções históricas e vinhedos.
Um dos mais bonitos da Europa, o litoral do Alentejo tem 165 quilômetros de extensão e guarda cenários de belezas variadas, desde falésias impressionantes e que proporcionam vistas impecáveis do oceano, trilhas para os mais aventureiros e até praias de areias douradas e mar azul profundo.
Nada mal aproveitar o calor e fazer um roteiro completo pelo litoral alentejano, conhecendo locais paradisíacos com areias douradas e paisagens que são verdadeiros cenários cinematográficos.
O ideal é começar o tour a partir de Setúbal, atravessando o estuário do Rio Sado de ferry boat, num trajeto de uma hora, para chegar a um dos mais extensos areais de Portugal: a Praia de Tróia Galé, na Península de Tróia.
Além de aulas de surfe, caminhadas ao longo da praia, jogos de golfe e a observação de golfinhos na Reserva Natural do Estuário do Sado, vale explorar o rico patrimônio histórico, como as Ruínas Romanas de Troia, local com mais de 2 mil anos situado em um espaço abençoado pela natureza.
A apenas 17 km está a badalada Comporta, com mais de 60 quilômetros de areias brancas, eleita pelo jornal espanhol La Vanguardia a praia mais chique da Europa. Extensos arrozais e dunas brancas selvagens protegidas por lei atraíram personalidades como Christian Louboutin, Philippe Stark, Carolina de Mônaco, Madonna.
O passeio pelas praias e arrozais “Cavalos na Areia” e assistir ao pôr do sol no Porto Palafítico da Carrasqueira são programas bem procurados. Há bons restaurantes, lojas cool e praias com águas da cor do Caribe.
Pouco adiante, chega-se em Carvalhal, enorme areal rodeado de dunas e banhado por mar calmo. Sua beleza singular harmonizada com a natureza do entorno foi destaque na revista Condé Nast Traveller, que considerou o destino como a aldeia mais bonita de Portugal.
Seguindo para o interior, a 40 minutos, é possível descobrir o castelo de Alcácer do Sal, imponente edifício de arquitetura de estilo islâmico, e a sua pacata vila. Mais ao sul, pela costa, a surpreendente Melides é um dos segredos mais bem guardados do litoral do Alentejo: suas praias são praticamente desertas.
Até Sines, a costa alentejana é uma extensão de areia contínua com agradáveis praias, como a do Pinheirinho e a da Galé. Em Melides e em Santo André pode-se escolher entre as praias de mar e as lagoas — são bons locais para canoagem e windsurfe. A encantadora Lagoa de Santo André é uma enorme reserva de água salgada situada literalmente ao lado do oceano, perfeita para levar as crianças.
Sines é uma das mais importantes cidades do Alentejo, com seu porto e um cabo de mar. Simpática, a cidade natal do navegador Vasco da Gama abriga um museu que conta sua história e nos leva a uma viagem no tempo. A rica gastronomia, que tem os frutos do mar como ingrediente principal, vale a visita. Prove a açorda de mariscos, a feijoada de búzios e as migas com peixe frito, e vai desejar repetir tudo!
A partir do porto de Sines, a paisagem se transforma e as suaves baías se alternam com praias mais cênicas, de formações rochosas. Entre todas as praias, São Torpes, Morgável e Vale Figueiros merecem uma parada.
Chegou a hora de se aventurar nas profundezas do mar e ver as impressionantes formações de corais de Porto Côvo, pitoresca aldeia de pescadores. Após um delicioso banho de mar, siga para o interior da região para apreciar as ruínas do sítio arqueológico de Miróbriga, em Santiago do Cacém. Localizado a apenas 18 quilômetros de Sines, é um importante vestígio da ocupação romana em Portugal.
A próxima parada é Vila Nova de Milfontes, onde os passeios de barco ou de canoa são muito agradáveis entre a praia e o rio Mira. Além de praias encantadoras, ali é produzido o vinho Cortes de Cima Branco, eleito um dos melhores do mundo.
Mais ao sul, o Cabo Sardão é um lugar agreste, mas também um miradouro deslumbrante sobre a costa recortada. Em pleno parque natural, a cegonha branca nidifica nas falésias. A poucos minutos, já se avista a antiga freguesia de Zambujeira do Mar, uma das mais visitadas do Alentejo. Recortada por altas falésias, de onde se pode apreciar a incrível vista para o mar agitado, conta com diversas pequenas praias ideais para a prática de surfe e bodyboard.
A partir de Zambujeira do Mar, uma atividade imperdível para os aventureiros que praticam caminhadas é seguir pelo Trilho dos Pescadores até Odeceixe, que é parte de uma rede de trilhas da Rota Vicentina, que soma 400 quilômetros de paisagens deslumbrantes.
Essa trilha de 18 quilômetros está sempre junto ao mar, seguindo os caminhos usados pelos locais para acesso às praias ao longo das falésias, e é um passeio espetacular!
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Trecho de mar sinalizado como impróprio para banho pode ser perigoso e ter águas contaminadas
"Titanic brasileiro": maior tragédia marítima brasileira aconteceu em Ilhabela e durou cinco minutos
Naufrágio do Príncipe de Astúrias completou 108 anos em 2024 e pode ter vitimado aproximadamente mil pessoas
Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort