Alentejo: viaje pelos tesouros do litoral português

Com praias lindas e desertas, em vilas charmosas que abrigam construções históricas, o litoral do Alentejo tem também uma praia badalada, eleita a melhor da Europa

Por: Redação -
13/11/2022

Portugal tem estreita relação com o mar, fruto de uma costa de 943 km banhada pelo oceano Atlântico e uma história de aperfeiçoamento da construção naval e domínio da navegação astronômica que o levou à conquista de novas terras.

O litoral alentejano combina praias charmosas em meio a falésias, rica gastronomia e construções históricas.

Charmosas praias entre as falésias em Porto do Corvo, Sines

Se o mar abriu as portas do mundo para Portugal, o país se abre para receber o mundo durante o verão europeu. Nessa época do ano, o Alentejo — maior região portuguesa, cobrindo quase um terço do país — fica ainda mais sedutor com sua costa litorânea preservada, pequenos paraísos de sol e praia, vilas charmosas, construções históricas e vinhedos.

 

Um dos mais bonitos da Europa, o litoral do Alentejo tem 165 quilômetros de extensão e guarda cenários de belezas variadas, desde falésias impressionantes e que proporcionam vistas impecáveis do oceano, trilhas para os mais aventureiros e até praias de areias douradas e mar azul profundo.

Recortada por altas falésias, a pequena vila Zambujeira do Mar, uma das mais visitadas do Alentejo, tem praias ideais para surfe e bodyboard

Nada mal aproveitar o calor e fazer um roteiro completo pelo litoral alentejano, conhecendo locais paradisíacos com areias douradas e paisagens que são verdadeiros cenários cinematográficos.

 

O ideal é começar o tour a partir de Setúbal, atravessando o estuário do Rio Sado de ferry boat, num trajeto de uma hora, para chegar a um dos mais extensos areais de Portugal: a Praia de Tróia Galé, na Península de Tróia.

Com 60 km de areias brancas, a badalada praia de Comporta foi eleita a mais chique da Europa

Além de aulas de surfe, caminhadas ao longo da praia, jogos de golfe e a observação de golfinhos na Reserva Natural do Estuário do Sado, vale explorar o rico patrimônio histórico, como as Ruínas Romanas de Troia, local com mais de 2 mil anos situado em um espaço abençoado pela natureza.

A apenas 17 km está a badalada Comporta, com mais de 60 quilômetros de areias brancas, eleita pelo jornal espanhol La Vanguardia a praia mais chique da Europa. Extensos arrozais e dunas brancas selvagens protegidas por lei atraíram personalidades como Christian Louboutin, Philippe Stark, Carolina de Mônaco, Madonna.

 

O passeio pelas praias e arrozais “Cavalos na Areia” e assistir ao pôr do sol no Porto Palafítico da Carrasqueira são programas bem procurados. Há bons restaurantes, lojas cool e praias com águas da cor do Caribe.

Vila Nova de Milfontes

Pouco adiante, chega-se em Carvalhal, enorme areal rodeado de dunas e banhado por mar calmo. Sua beleza singular harmonizada com a natureza do entorno foi destaque na revista Condé Nast Traveller, que considerou o destino como a aldeia mais bonita de Portugal.

 

Seguindo para o interior, a 40 minutos, é possível descobrir o castelo de Alcácer do Sal, imponente edifício de arquitetura de estilo islâmico, e a sua pacata vila. Mais ao sul, pela costa, a surpreendente Melides é um dos segredos mais bem guardados do litoral do Alentejo: suas praias são praticamente desertas.

Até Sines, a costa alentejana é uma extensão de areia contínua com agradáveis praias, como a do Pinheirinho e a da Galé. Em Melides e em Santo André pode-se escolher entre as praias de mar e as lagoas — são bons locais para canoagem e windsurfe. A encantadora Lagoa de Santo André é uma enorme reserva de água salgada situada literalmente ao lado do oceano, perfeita para levar as crianças.

 

Sines é uma das mais importantes cidades do Alentejo, com seu porto e um cabo de mar. Simpática, a cidade natal do navegador Vasco da Gama abriga um museu que conta sua história e nos leva a uma viagem no tempo. A rica gastronomia, que tem os frutos do mar como ingrediente principal, vale a visita. Prove a açorda de mariscos, a feijoada de búzios e as migas com peixe frito, e vai desejar repetir tudo!

Carvalhal, rodeada de dunas

A partir do porto de Sines, a paisagem se transforma e as suaves baías se alternam com praias mais cênicas, de formações rochosas. Entre todas as praias, São Torpes, Morgável e Vale Figueiros merecem uma parada.

 

Chegou a hora de se aventurar nas profundezas do mar e ver as impressionantes formações de corais de Porto Côvo, pitoresca aldeia de pescadores. Após um delicioso banho de mar, siga para o interior da região para apreciar as ruínas do sítio arqueológico de Miróbriga, em Santiago do Cacém. Localizado a apenas 18 quilômetros de Sines, é um importante vestígio da ocupação romana em Portugal.

O rio Sado dá um encanto especial à pacata Alcacer do Sol

A próxima parada é Vila Nova de Milfontes, onde os passeios de barco ou de canoa são muito agradáveis entre a praia e o rio Mira. Além de praias encantadoras, ali é produzido o vinho Cortes de Cima Branco, eleito um dos melhores do mundo.

 

Mais ao sul, o Cabo Sardão é um lugar agreste, mas também um miradouro deslumbrante sobre a costa recortada. Em pleno parque natural, a cegonha branca nidifica nas falésias. A poucos minutos, já se avista a antiga freguesia de Zambujeira do Mar, uma das mais visitadas do Alentejo. Recortada por altas falésias, de onde se pode apreciar a incrível vista para o mar agitado, conta com diversas pequenas praias ideais para a prática de surfe e bodyboard.

O rico patrimônio histórico na praia de Tróia Galé, como as Ruínas Romanas

A partir de Zambujeira do Mar, uma atividade imperdível para os aventureiros que praticam caminhadas é seguir pelo Trilho dos Pescadores até Odeceixe, que é parte de uma rede de trilhas da Rota Vicentina, que soma 400 quilômetros de paisagens deslumbrantes.

 

Essa trilha de 18 quilômetros está sempre junto ao mar, seguindo os caminhos usados pelos locais para acesso às praias ao longo das falésias, e é um passeio espetacular!

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Paraty, no Rio de Janeiro, foi cenário para celebrar os 40 anos da Lagoon

    Lagoon World Escapade foi realizado simultaneamente em vários destinos. Brasil teve rally, competição de canoagem e música ao vivo

    Saiba como seu barco pode ajudar moradores do Rio Grande do Sul

    Grupo Náutica uniu forças com a CUFA para apoiar o estado atingido por enchentes; instituição busca pequenos barcos para o transporte de doações

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países