Sobre as águas: barco é o melhor jeito de conhecer Giethoorn, na Holanda

Para circular no pequeno e charmoso vilarejo, repleto de canais e pontes, só a pé, de bicicleta ou barco

Por: Redação -
31/10/2022

Conhecida como a “Pequena Veneza dos Países Baixos”, Giethoorn é uma vila na Holanda que parece ter saído de um conto de fadas.  As grandes casas com telhados de palha mais parecem de boneca, e são cercadas de jardins bem cuidados. No lugar de ruas, canais.

Para cruzar de um lado para o outro na parte antiga do vilarejo é preciso usar uma das 180 pontes de madeira ou a trilha estreita para pedestres e bicicletas. Nada de carros por lá. O barco é o meio de transporte.

 

Para descobrir seus encantos, basta navegar pelos canais — de barco elétrico (sloop) ou, para os mais esportivos, de caiaque, remo ou windsurfe. No momento do aluguel, recebe-se um mapa detalhado e o caminho é bem sinalizado, mas em épocas de alta temporada há congestionamento.

 

Nos meses de verão (junho, julho e agosto), a cidade fica lotada de turistas, por isso a primavera (abril/maio) e o finalzinho de agosto e setembro são as melhores épocas para visitar. Se tiver sorte, vai cruzar com o gieterse punter, barco típico da região, ainda usado para transportar lenha. Era assim que se locomovia pelos canais antes de existir o barco elétrico.

Localizada no leste da Holanda, na província de Overijssel, a apenas 120 km de Amsterdã, Giethoorn não foi originalmente construída sobre uma série de canais.

 

Os escavadores costumavam tirar a turfa do solo e deixá-la secar nas margens. Ocorreram duas grandes inundações em 1776 e 1825, que arrastaram as margens, causando o aumento dos lagos ao redor de Giethoorn. Os moradores, então, cavaram valas e canais para transportar a turfa pela vila. Naquela época, a turfa era altamente valiosa como combustível.

 

É possível fazer um bate-e-volta de Amsterdã ou aproveitar alguns dias nessa cidadezinha pitoresca, que conta com museus, lojas charmosas e simpáticos cafés e restaurantes, onde se pode parar o barco na porta.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - Copa Mitsubishi de Vela começa em 1º de março

    Dividida em dois finais de semana, primeira etapa da temporada 2024 acontece nos dias 2, 3, 9 e 10 de março

    Arquiteto cingalês cria projeto de restaurante à beira-mar com formato de tartaruga gigante

    Estabelecimento, além de criar conexão com o animal, se conecta com a natureza e com a sustentabilidade

    FS 290 Outboard estreia sobre as águas de Fort Lauderdale, na Flórida

    Embarcação é fruto do recém-inaugurado novo centro de distribuição da FS Yachts nos EUA

    Público do Rio Boat Show 2024 tem desconto exclusivo em hotel oficial

    Bem localizado, Novotel Leme oferece condições especiais para visitantes do salão náutico mais charmoso da América Latina

    Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens

    Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias