AM37
Quem acompanha o mundo náutico está acostumado a ver barcos criados com inspiração em carros esportivos. Mas um fenômeno que vem agradando os amantes dos dois mundos é a parceria entre as montadoras e estaleiros para construção de lanchas, em sua maioria esportivas, que tenham não só inspiração, mas a marca dos esportivos mais cobiçados do mundo. E quem acaba de entrar nesse mercado é a Aston Martin, montadora inglesa responsável por diversos projetos dos carros do espião mais famoso das telonas, 007 James Bond.
O projeto faz parte das comemorações do centenário da montadora, que completou um século em 2013, e é fruto da parceria entre a Aston Martin, o escritório holandês de engenharia naval Mulder Design e o estaleiro inglês Quintessence Yachts.
Desde a fase de concepção do projeto a Aston Martin tinha apenas uma exigência, que o AM37 fosse um barco rápido e tão fácil de pilotar quanto um carro. Foram essas características que pautaram o projeto desta lancha de 37 pés desde o início. E como não poderia faltar, o barco tem o design de um clássico Aston Martin que podem ser encontradas no casco e no cockpit com bancos individuais no posto de pilotagem.
Mariella Mengozzi, CEO da Quintessence Yachts, declarou que as três empresas estão trabalhando duro em busca do mais puro design Aston Martin para o mar. Os amantes dos carros da marca podem ficar desapontados, pois os motores escolhidos para equipar a lancha não são os potentes V8 que equipam os carros, mas a Aston Martin não descartou o uso desses motores no futuro. Por enquanto, a AM37 será equipada com motores Mercury com potências entre 370 hp e 662 hp — este último será capaz de alcançar a velocidade máxima de 60 nós.
A primeira unidade ainda está em construção, mas o estaleiro Quintessence já adiantou que ela deve estar pronta no fim de 2015. Já a Aston Martin não descarta a aparição da AM37 em um filme da franquia 007.
Fotos: Mulder Design
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar
Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos
Encontro permite dialogar com Marinha do Brasil sobre atualizações nas normas de navegação
Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar
Desenvolvido pela Universidade de Wuhan, na China, produto empolga também por ser acessível