Animação 3D permite conferir detalhes de um naufrágio sueco datado de 1460

Embarcação, tida como a mais antiga da região feita com a técnica carvel, pode fornecer informações sobre a transição naval medieval e moderna

16/03/2025
O Naufrágio 05 pode trazer contexto importante para a história. Foto: Jim Hansson/Vrak/SMTM / Divulgação

Naufrágios são encontrados ao redor do mundo todo com certa frequência. Recentemente, porém, pesquisadores do Museu dos Naufrágios (Vrak), na Suécia, descobriram um que chama atenção por uma particularidade em especial. O navio, chamado de “Naufrágio 05”, foi construído entre 1460 e 1480 e é o mais antigo da região feito com a técnica carvel.

O método, que usa tábuas justapostas para formar um casco liso e resistente, contraria a ideia de que, na época, a construção naval no Mar Báltico utilizava apenas a técnica clinker, com tábuas sobrepostas. O mais interessante desse contexto histórico é que, através do site Sketchfab, é possível conferir todos os detalhes do naufrágio por uma animação 3D.

O Naufrágio 05

O Naufrágio 05 foi encontrado ao sul de Estocolmo, nas águas de Häringe e Landfjärden. Seus destroços já eram conhecidos desde o século 19, e sua origem foi por muito tempo permeada por uma história cheia de crenças.

 

Acreditava-se que os restos da embarcação eram parte de navios vikings afundados em batalha. A crença ganhou ares ainda mais verdadeiros quando Anders Franzén, famoso arqueólogo conhecido por encontrar o lendário navio Vasa (navio de guerra da Marinha Sueca que afundou durante sua viagem inaugural em 1628), sugeriu que as dimenções do Naufrágio 05 coincidiam com embarcações vikings.

O Naufrágio 05 em 3D. Foto: Sketchfab / Divulgação

No entanto, análises feitas posteriormente com equipamentos mais tecnológicos revelaram que os naufrágios da área não pertencem à era viking, mas sim a períodos posteriores.

 

Dada a idade do navio, que ultrapassa os 500 anos, seu estado de conservação é considerado bom. O barco tem 33 metros de comprimento, casco de carvalho, leme intacto e parte do mastro ainda no lugar.


A descoberta traz à tona a importância da técnica carvel na construção de embarcações no passado, uma vez que tecnologia permitiu a fabricação de barcos maiores e mais robustos. Esse é o caso, por exemplo, do Naufrágio 05, que foi construído com madeira trazida da região sul da Suécia. Vale destacar, porém, que ao longo dos anos a embarcação passou por reparos.

 

Arqueólogos do Museu dos Naufrágios pretendem transformar o “Naufrágio 5” em um projeto de pesquisa independente e buscam financiamento para escavar e estudar a embarcação em detalhes. Segundo o curador Håkan Altrock, o navio pode fornecer informações valiosas sobre a transição entre a construção naval medieval e moderna.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: confira as palestras do 4º dia de Rio Boat Show 2025

    Com dois seminários sobre o Projeto JAQ e dicas de segurança ao navegar, saiba quais as palestras desta terça-feira (29)

    Veja quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2025

    Convidados especiais aproveitaram o espaço VIP da Revista Náutica durante a 26ª edição do salão. Confira fotos

    Ventura lança V550 Fly e tem "surpresa" na estreia do Rio Boat Show

    Empresa marcou presença na 26ª edição do evento com toda a linha, que vai do mar à terra firme

    Melhor dos dois mundos: no Rio, Real lança barco com solução criativa para motor de popa

    Com nove barcos expostos, estande da marca reúne o maior número de lanchas do salão náutico

    Triton atraca com novidades no Rio Boat Show 2025; saiba quais

    Estaleiro paranaense leva trio da linha Flyer, marcado por layout e design diferenciados, ao evento na Marina da Glória