Aracaju recebe Campeonatos Brasileiros das Classes Hobie Cat 14 e 16

Regatas começaram no dia 12 e se encerrarão no próximo dia 18

16/11/2022
Reprodução: Lucas Matos

A cidade de Aracaju, em Sergipe, está recebendo os Campeonatos Brasileiros das Classes Hobie Cat 14 e 16 (Brascat) até o final desta semana.

 

Dois dias de rajadas fortes de ventos e também correntezas marcaram as seis regatas da categoria juvenil de Hobie Cat 16 no estuário do rio Sergipe.

Reprodução: Lucas Matos

A dupla formada pelo baiano João Britto e a sergipana Tainá Magalhães conquistou o primeiro lugar nas disputas R2, R4 e R5, levando o título de Campeonato Jovem do Brascat, finalizado no domingo (14).

Reprodução: Ana Patricia Mendonça

Essa vitória nos mostrou que o treino é muito importante, mas a vontade de vencer também ajuda. É uma grande conquista para mim, que entrei há pouco tempo no time do Hobie Cat 16 – João Britto

Atleta do Yacht Club da Bahia, João veleja na classe há pouco mais de um ano — ele deixou a Optimist porque excedeu a altura para o barco, velejado por crianças de 8 a 15 anos.

Já as vice-campeãs e campeãs brasileiras feminino da Categoria Vela Jovem do Brascat 2022 foram a pernambucana Milena Araújo e a sergipana Manuela Oliveira. Vale pontuar que a dupla teve apenas poucos dias de treino juntas.

Reprodução: Ana Patricia Mendonça

O resultado é satisfatório, estou bem contente porque tinha vento, correnteza, foram regatas bem técnicas, de muito aprendizado – Milena Araújo

Em terceiro lugar ficou a dupla Lucas Alves, de Sergipe, e Thomas Mendonça, do Rio de Janeiro. A cerimônia de premiação da categoria juvenil aconteceu na última terça-feira 15, na Arena Brascat, na Praia dos Artistas,.

Reprodução: Ana Patricia Mendonça

Agora o desafio será a realização das onze regatas do Brascat 2022 Geral, em uma raia montada especialmente para o evento, no mar de Sergipe. Desta vez, João Britto será timoneiro. Já Milena, Manuela, Lucas e Thiago serão os proeiros de experientes catistas.

Reprodução: Lucas Matos

A regata de abertura do Brascat 2022 Geral aconteceu na segunda-feira, reunindo cerca de 100 velejadores da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

 

As disputas seguem até o dia 18, na Praia dos Artistas, em Aracaju. Já a cerimônia de encerramento das classes HC 14 e HC 16 será no dia 18, a partir das 19h, no Iate Clube de Aracaju.

Reprodução: Lucas Matos

O 48º Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 e 45º Brasileiro de Hobie Cat 16 são organizados pelo Icaju e Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC), com apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Submarino da Marinha dos EUA utilizado na 2ª Guerra Mundial é encontrado no mar da China

    Embarcação perdida em combate há quase 80 anos estava a 900 metros de profundidade em posição vertical

    Primeira turma de mulheres na Marinha lança livro com vivências e bastidores

    Obra dividida em quatro capítulos relembra o pioneirismo das 307 jovens que se tornaram as primeiras praças na força armada

    Bilionário planeja visita ao Titanic e chama submarino que implodiu de "engenhoca"

    Larry Connor está construindo um submersível capaz de alcançar 3,7 mil metros de profundidade

    Novo aquário da China promete animais marinhos em ambiente de sonho

    Espaço de 140 mil m² prevê receber 3,5 milhões de pessoas por ano a partir de 2027, quando inaugurar

    Teste Solara 380 Bowrider: lancha encanta com amplos espaços e boa navegabilidade

    Muito agradável para uso externo, a nova embarcação tem aberturas laterais na popa, solário triplo e cockpit espaçoso