Aracaju recebe Campeonatos Brasileiros das Classes Hobie Cat 14 e 16
Regatas começaram no dia 12 e se encerrarão no próximo dia 18
A cidade de Aracaju, em Sergipe, está recebendo os Campeonatos Brasileiros das Classes Hobie Cat 14 e 16 (Brascat) até o final desta semana.
Dois dias de rajadas fortes de ventos e também correntezas marcaram as seis regatas da categoria juvenil de Hobie Cat 16 no estuário do rio Sergipe.
Cidade flutuante em formato de tartaruga é novo projeto de estúdio italiano
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A dupla formada pelo baiano João Britto e a sergipana Tainá Magalhães conquistou o primeiro lugar nas disputas R2, R4 e R5, levando o título de Campeonato Jovem do Brascat, finalizado no domingo (14).
Essa vitória nos mostrou que o treino é muito importante, mas a vontade de vencer também ajuda. É uma grande conquista para mim, que entrei há pouco tempo no time do Hobie Cat 16 – João Britto
Atleta do Yacht Club da Bahia, João veleja na classe há pouco mais de um ano — ele deixou a Optimist porque excedeu a altura para o barco, velejado por crianças de 8 a 15 anos.
Já as vice-campeãs e campeãs brasileiras feminino da Categoria Vela Jovem do Brascat 2022 foram a pernambucana Milena Araújo e a sergipana Manuela Oliveira. Vale pontuar que a dupla teve apenas poucos dias de treino juntas.
O resultado é satisfatório, estou bem contente porque tinha vento, correnteza, foram regatas bem técnicas, de muito aprendizado – Milena Araújo
Em terceiro lugar ficou a dupla Lucas Alves, de Sergipe, e Thomas Mendonça, do Rio de Janeiro. A cerimônia de premiação da categoria juvenil aconteceu na última terça-feira 15, na Arena Brascat, na Praia dos Artistas,.
Agora o desafio será a realização das onze regatas do Brascat 2022 Geral, em uma raia montada especialmente para o evento, no mar de Sergipe. Desta vez, João Britto será timoneiro. Já Milena, Manuela, Lucas e Thiago serão os proeiros de experientes catistas.
A regata de abertura do Brascat 2022 Geral aconteceu na segunda-feira, reunindo cerca de 100 velejadores da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
As disputas seguem até o dia 18, na Praia dos Artistas, em Aracaju. Já a cerimônia de encerramento das classes HC 14 e HC 16 será no dia 18, a partir das 19h, no Iate Clube de Aracaju.
O 48º Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 e 45º Brasileiro de Hobie Cat 16 são organizados pelo Icaju e Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC), com apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
"Titanic brasileiro": maior tragédia marítima brasileira aconteceu em Ilhabela e durou cinco minutos
Naufrágio do Príncipe de Astúrias completou 108 anos em 2024 e pode ter vitimado aproximadamente mil pessoas
Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort
NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa