As 6 principais vantagens de ter um multicasco

23/02/2015

Hoje, o uso de multicascos (embarcações com mais de um casco) vem se popularizando cada vez mais no país. Para saber as principais vantagens que este tipo de barco tem sobre as lanchas e os veleiros monocascos, NÁUTICA conversou com Neto, do estaleiro paulista VCat, que discorreu sobre alguns pontos interessantes sobre estas embarcações. Vale a pena ler!

1 – Por terem boca (largura) mais larga do que os tradicionais monocascos, os os barcos com dois ou mais cascos são mais estáveis – com menos chance de tombamento –, balançam menos e provocam menos enjoo nos passageiros. Em alguns casos, pode-se construir seus cascos de forma estanque e proporcionar uma flutuabilidade positiva. Devido à sua relação mais amigável com as ondas, promove uma navegação mais suave e rápida em águas mais agitadas.

2 – Os multicascos, por consequência, têm pelo menos 50% mais chance de flutuar caso um de seus cascos seja perfurado.

3 – A área útil de um barco deste tipo é, em média, 2,5 vezes maior quando comparado com um monocasco de tamanho equivalente, e pode ter os espaços externos muito bem aproveitados em países tropicais, como o Brasil, contando com áreas de convivência externas e, até mesmo, redes para aproveitar o sol. Em barcos de serviço, o espaço plano promovido pelo multicasco também permite um arranjo de cockpit para a instalação de equipamentos muito superior aos monocascos, favorecendo a todos.

4 – Os multicascos têm, normalmente, baixo calado (profundidade necessária para a navegação), permitindo aproximações rasas com possibilidade de desembarque em praias. Por terem um calado menor e uma linha d’água reduzida, geralmente necessitam de menos potência de motores em relação aos seus equivalentes monocascos.

5 – Algumas lanchas do tipo pontoon boats (casco cilíndrico) podem tranquilamente ser equipadas com apenas um motor ao centro e à popa da embarcação. No caso de lanchas com mais de um casco em fibra de vidro, com casco em V, normalmente são necessários 2 motores à popa de cada casco, mas considerando a distância entre os mesmos, não há necessidade de serem contrarrotantes.

6 – Em relação aos veleiros, uma grande vantagem é a não necessidade da utilização de quilhas fixas (peso, normalmente em chumbo, utilizado em veleiros monocascos para mantê-lo equilibrado). Este tipo de embarcação utiliza bolinas, equipamentos móveis para evitar a deriva lateral.

Foto: Divulgação

 

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