Novo projeto europeu visa implementar uso de Cannabis na construção de catamarã ecológico
Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.
Você sabia que a fibra da Cannabis está ligada à navegação há muito tempo? A planta já foi muito utilizada na fabricação de cordas, velas e cordames. Produtos e tecnologias novas estão surgindo e voltando ao mercado por causa dos compromissos ambientais e econômicos apresentados pelas Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. Assim, a Cannabis começa a reaparecer cada vez mais no setor náutico.
O estaleiro croata Marservis, junto com a colaboração da Faculdade de Engenharia Mecânica e Arquitetura Naval de Zegreb, em busca por processos sustentáveis de produção de navios que usam energia renovável, apostaram no uso da planta no projeto de um eco-catamarã de 16 m de comprimento por 6 m de largura, com capacidade para 52 passageiros, movido por motores elétricos que usam a energia obtida dos painéis solares que cobrem o teto e uma turbina eólica.
LEIA TAMBÉM
>> Vem aí o São Paulo Boat Show 2020 em um lugar inédito!
>> Conheça a suíte flutuante em forma de disco inspirada em James Bond
>> Conheça o navio da Marinha russa que virou iate de luxo após reforma
A construção da embarcação será realizada sob infusão a vácuo, o que evita a emissão de substancias nocivas. Com alcance de 10 horas, o barco promete evitar 3,5 toneladas de dióxido de carbono e 150 quilos de partículas poluentes, mal emitirá ruídos no fundo do mar por conta de seus motores elétricos e assim, o será segmentado para o ecoturismo onde poderá navegar em parques naturais, por exemplo.
Luciano Beg, proprietário do estaleiro, aguarda o recebimento do auxílio concedido em uma licitação pública do Fundo Europeu de Investimentos para iniciar a construção do eco-catamarã. Ele estima que o lançamento do mesmo ocorrerá em três anos e enquanto isso, continuará adaptando biocompostos para que materiais, assim como a Cannabis, voltem a estar presentes na indústria náutica.
Por Amanda Ligorio, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano
Barcos do estaleiro catarinense estarão em eventos náuticos dos EUA e Alemanha de forma simultânea nos próximos dias
Charlie Dalin levou a melhor naquela que é apontada como a mais radical prova da vela mundial
Novidade da sul-coreana K Watercraft foi apresentada na CES 2025, uma das maiores feiras de inovação do mundo
Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem