Novo projeto europeu visa implementar uso de Cannabis na construção de catamarã ecológico

Por: Redação -
30/07/2020

Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Você sabia que a fibra da Cannabis está ligada à navegação há muito tempo? A planta já foi muito utilizada na fabricação de cordas, velas e cordames. Produtos e tecnologias novas estão surgindo e voltando ao mercado por causa dos compromissos ambientais e econômicos apresentados pelas Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. Assim, a Cannabis começa a reaparecer cada vez mais no setor náutico.

O estaleiro croata Marservis, junto com a colaboração da Faculdade de Engenharia Mecânica e Arquitetura Naval de Zegreb, em busca por processos sustentáveis de produção de navios que usam energia renovável, apostaram no uso da planta no  projeto de um eco-catamarã de 16 m de comprimento por 6 m de largura, com capacidade para 52 passageiros, movido por motores elétricos que usam a energia obtida dos painéis solares que cobrem o teto e uma turbina eólica.

LEIA TAMBÉM
>> Vem aí o São Paulo Boat Show 2020 em um lugar inédito!
>> Conheça a suíte flutuante em forma de disco inspirada em James Bond
>> Conheça o navio da Marinha russa que virou iate de luxo após reforma

A construção da embarcação será realizada sob infusão a vácuo, o que evita a emissão de substancias nocivas. Com alcance de 10 horas, o barco promete evitar 3,5 toneladas de dióxido de carbono e 150 quilos de partículas poluentes, mal emitirá ruídos no fundo do mar por conta de seus motores elétricos e assim, o será segmentado para o ecoturismo onde poderá navegar em parques naturais, por exemplo.

Luciano Beg, proprietário do estaleiro, aguarda o recebimento do auxílio concedido em uma licitação pública do Fundo Europeu de Investimentos para iniciar a construção do eco-catamarã. Ele estima que o lançamento do mesmo ocorrerá em três anos e enquanto isso, continuará adaptando biocompostos para que materiais, assim como a Cannabis, voltem a estar presentes na indústria náutica.

Por Amanda Ligorio, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Pesquisa usa poemas antigos para apontar queda de golfinhos no Rio Yangtze

    Estudo analisou 724 poemas chineses escritos ao longo de 1.400 anos para mapear distribuição histórica da toninha-sem-barbatana do Yangtze

    Como são feitas as lanchas Focker? NÁUTICA mostra a nova fábrica da Fibrafort

    Neste episódio do "Criadores de Sonhos", Marcio Dottori desvenda as modernas instalações do estaleiro catarinense

    Teste jet Ventura Orca Performance: emoção 10, emissão zero

    Primeiro jet elétrico do mundo tem torque instantâneo, é rápido, silencioso e deixa apenas água limpa para trás

    Reviravolta: camadas de gelo voltam a crescer na Antártica

    Segundo estudo, estruturas cresceram de maneira anormal, embora recuperação não seja definitiva

    Redemoinho gigante no Mar Báltico avistado do espaço tem motivo revelado

    Registrado em 2018 por satélite, cientistas descobriram que o fenômeno está ligado às árvores; entenda