Novo projeto europeu visa implementar uso de Cannabis na construção de catamarã ecológico

Por: Redação -
30/07/2020

Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Você sabia que a fibra da Cannabis está ligada à navegação há muito tempo? A planta já foi muito utilizada na fabricação de cordas, velas e cordames. Produtos e tecnologias novas estão surgindo e voltando ao mercado por causa dos compromissos ambientais e econômicos apresentados pelas Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. Assim, a Cannabis começa a reaparecer cada vez mais no setor náutico.

O estaleiro croata Marservis, junto com a colaboração da Faculdade de Engenharia Mecânica e Arquitetura Naval de Zegreb, em busca por processos sustentáveis de produção de navios que usam energia renovável, apostaram no uso da planta no  projeto de um eco-catamarã de 16 m de comprimento por 6 m de largura, com capacidade para 52 passageiros, movido por motores elétricos que usam a energia obtida dos painéis solares que cobrem o teto e uma turbina eólica.

LEIA TAMBÉM
>> Vem aí o São Paulo Boat Show 2020 em um lugar inédito!
>> Conheça a suíte flutuante em forma de disco inspirada em James Bond
>> Conheça o navio da Marinha russa que virou iate de luxo após reforma

A construção da embarcação será realizada sob infusão a vácuo, o que evita a emissão de substancias nocivas. Com alcance de 10 horas, o barco promete evitar 3,5 toneladas de dióxido de carbono e 150 quilos de partículas poluentes, mal emitirá ruídos no fundo do mar por conta de seus motores elétricos e assim, o será segmentado para o ecoturismo onde poderá navegar em parques naturais, por exemplo.

Luciano Beg, proprietário do estaleiro, aguarda o recebimento do auxílio concedido em uma licitação pública do Fundo Europeu de Investimentos para iniciar a construção do eco-catamarã. Ele estima que o lançamento do mesmo ocorrerá em três anos e enquanto isso, continuará adaptando biocompostos para que materiais, assim como a Cannabis, voltem a estar presentes na indústria náutica.

Por Amanda Ligorio, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestre em Mecânica, Ricardo Paragon ensina a evitar panes no mar no NÁUTICA Talks

    Empresário e técnico premiado compartilhará dicas importantes durante o Rio Boat Show 2024

    Marinha anuncia regras para barcos durante show da Madonna, no Rio

    Área delimitada para o evento só aceitará embarcações identificadas, vistoriadas previamente e que respeitem os limites de lotação

    Hélio Magalhães divide décadas de experiência como velejador no NÁUTICA Talks

    Com 45 anos de mar e mais de 200 milhas náuticas navegadas, palestrante compartilhará ensinamentos no Rio Boat Show 2024

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico