Visitantes do Boat Show de Itajaí podem navegar em barco movido a energia solar
Projeto da UFSC, Vento Sul leva público do evento para tour no rio Itajaí-Açu a bordo do Barco Solar Guarapuvu


Mais do que desenvolver barcos movidos a energia solar, a equipe Vento Sul, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os coloca à prova no cenário competitivo — e ainda fazem bonito! Durante o Marina Itajaí Boat Show 2025, o público pode embarcar no modelo Guarapuvu para navegar pelo rio Itajaí-Açu.
Marina Itajaí Boat Show 2025: confira a transmissão ao vivo do 3º dia
Fotos: 2º dia de lounge NÁUTICA no Marina Itajaí Boat Show 2025
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Referência nacional na construção de embarcações sustentáveis, o projeto reúne, desde 2009, estudantes de diversas áreas, com destaque para a engenharia.
Com sede própria, ferramentas e estrutura completa, a Vento Sul tem como foco as competições nacionais e internacionais. A equipe acumula conquistas expressivas, como o pentacampeonato da Desafio Solar Brasil na categoria Catamarã e quatro títulos na classe Livre. Além de pilotos e engenheiros, participam alunos de outras áreas, como Maryella Krug, estudante de farmácia que atua como gerente comercial.


À NÁUTICA, ela destacou que a embarcação, feita de fibra de carbono — material muito leve — , alcança até 12 nós (cerca de 22 km/h). O grande destaque, porém, são os painéis solares.
O barco, similar a uma canoa, carrega um sistema de bateria com propulsão elétrica, que o torna totalmente movido a energia solar. Logo, o Guarapuvu navega sem ruídos e sem emissão de poluentes — um modelo de sustentabilidade na prática.


É algo que espelha o futuro da navegação– destaca Mariela
Como é navegar no Guarapuvu?
Outro estudante de farmácia é Pedro Henrique, que garantiu um passeio no Guarapuvu. Ele, que não conhecia a iniciativa, ganhou em um sorteio do Instagram a oportunidade de visitar o Marina Itajaí Boat Show e navegar no monocasco pela primeira vez sobre as águas do rio Itajaí-Açu.


Gostei muito. Quero voltar e talvez até entrar para a equipe– conta ele, que considera participar do próximo processo seletivo da Vento Sul


Rumo ao topo do mundo
No cenário competitivo, o Guarapuvu acomoda apenas o piloto, para que esteja o mais leve possível. Gabriel Berg Petry, capitão da equipe da Vento Sul, explica que a embarcação usa três módulos solares de 510 watts, atuando sob a tensão de 36 volts e carga de 180 A/h — o máximo permitido pelo limite das competições.


Consolidada no cenário nacional — com direito a recordes de velocidade em disputas — , a Vento Sul busca ampliar seu repertório para os desafios internacionais. A ambição do grupo é instalar um hidrofólio, que deixaria o barco ainda mais veloz, mirando o mundial em Mônaco.
“Esse barco não foi desenvolvido para ter um hidrofólio. Ele tem um casco principalmente de planeio, que sobe e voa na água. A gente vai alterar algumas características para colocar mastros, que terão asas que tirarão ele da água em função da velocidade”, explica Petry.
Quando fomos competir na Holanda, já era comum o uso de hidrofólios e estávamos um pouco para trás nesse quesito– explica o capitão da equipe Vento Sul
Oportunidade de ouro para uma equipe campeã
Mais do que promover passeios, a Vento Sul busca com a participação no evento mostrar o potencial de mercado da embarcação sustentável e atrair visibilidade ao projeto — que atualmente não conta com patrocinadores.
Queremos ser notados, conseguir conversar com outras marcas que se identifiquem com o que fazemos, com a nossa visão e missão– destacou Maryella
Marina Itajaí Boat Show 2025
Celebrado em um dos principais polos da indústria náutica brasileira, o Marina Itajaí Boat Show 2025 traz atrativos para todos os gostos. Nas embarcações, os modelos vão dos jets aos grandes iates, passando por veleiros e lanchas de pequeno, médio e grande porte.
Quem busca por motores, o coração dos barcos, encontra quatro das principais marcas do setor reunidas: Yanmar, Yamaha, Hidea e Volvo Penta.

Inovação da edição 2025, o evento terá o primeiro shopping náutico 100% flutuante do Brasil, montado sobre a Baía Afonso Wippel. Além dele, uma segunda área de shopping, na área seca, vai reunir uma ampla variedade de empresas apresentando acessórios e serviços para embarcações.
Enfatizando que o lifestyle náutico vai muito além dos barcos, o evento tem ainda uma série de empreendimentos de luxo sendo apresentados, bem como dois carrões: um DBX707, SUV da Aston Martin, e o Artura, superesportivo híbrido da McLaren.
Anote aí!
Quando: De 3 a 6 de julho de 2025
Horário: Quinta e sexta-feira, das 14h às 21h; sábado, das 11h às 21h; domingo, das 11h às 20h.
Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras
À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais
Nos termos da Lei, a resposta depende do porte da embarcação e do tipo de navegação. Na prática, todavia, o equipamento é recomendado por especialistas
Erwin Wurm usa embarcações, veículos e objetos cotidianos para discutir absurdo, forma e comportamento humano
Projeto federal propõe dedução de até US$ 10 mil por ano em juros de financiamento de barcos, seguindo o modelo do setor automotivo




