Barco turístico fará passeios gratuitos na Lagoa da Pampulha ainda neste ano

Projeto anunciado pelo governo de Minas é parte das medidas de limpeza e reestruturação previstas no Programa Reviva Pampulha

01/10/2025
Lagoa da Pampulha. Foto: Daniel Raposo / Wikimedia Commons / Reprodução

Um catamarã deve passar a fornecer passeios turísticos gratuitos nas águas da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), já em dezembro deste ano. O projeto, anunciado pelo governo de Minas, é parte de uma série de medidas de limpeza e reestruturação previstas no Programa Reviva Pampulha, iniciativa da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Parte de um complexo de monumentos arquitetônicos concebidos por Oscar Niemeyer, a Lagoa da Pampulha também é point de encontro para atividades físicas em sua orla. Em contraste, o local sofre com o despejo inadequado de rejeitos e o mau cheiro causado pela poluição.

Por muitos anos o esgoto não foi cuidado. Agora, fazemos um esforço em conjunto com as prefeituras de Contagem e BH para que a população volte a falar com orgulho do nosso cartão-postal– destacou o vice-governador de MG, Mateus Simões

Graças aos trabalhos de despoluição, a qualidade da água da lagoa já permite atividades como navegação e trabalho técnico sem risco de contaminação, segundo o governo estadual. O local estava proibido para passeios de barco desde 1968 por conta do perigo de infecção.


Assim, a embarcação turística deve levar 80 moradores e visitantes — através da construção de um píer de acesso — para conhecer o espaço de uma nova perspectiva, em três saídas diárias.

Revitalização e valorização do patrimônio

O Conjunto Moderno da Pampulha é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 2016. O complexo arquitetônico, artístico e paisagístico de Belo Horizonte foi projetado por Oscar Niemeyer e outros artistas em 1943.

Casa do Baile e Lagoa da Pampulha. Foto: Carmeladgl / Wikimedia Commons / Reprodução

Entre os atrativos do espaço — que tem ainda paisagismo de Roberto Burle Marx — estão a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino) e o Iate Tênis Clube, todos articulados em torno da lagoa e que passarão a ser vistos diretamente da água.

 

Tudo isso, porém, atualmente é ofuscado pela má preservação do patrimônio. Não à toa, durante a coletiva que anunciou o barco turístico na Pampulha, o governo também apresentou novos investimentos para melhorar as condições na região. Por meio da Copasa, serão investidos R$ 23 milhões na continuidade da despoluição da Lagoa da Pampulha e na revitalização da Avenida Otacílio Negrão de Lima, na orla.

Igreja de São Francisco de Assis. Foto: Portal Lagoa da Pampulha / Reprodução

As obras preveem ainda a revitalização e modernização de duas estações elevatórias de esgoto, responsáveis pelo bombeamento até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Onça, visando promover melhorias operacionais no processo de transporte dos efluentes.

 

Além disso, o Estado deve criar 740 novas ligações de esgoto em BH e Contagem, 270 delas na comunidade Guarani Kaiowá; e 11.240 metros de redes coletoras, sendo 10.306 metros em Contagem e 934 metros em BH — obras que devem permitir um alcance de 100% de cobertura na bacia com redes coletoras em BH e 99,5% em Contagem.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Famoso iate à vela Black Pearl é oferecido em charter a partir de R$ 5,2 milhões por semana

    Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027

    Não é IA: baleia pega onda ao lado de surfista na Austrália; assista!

    O fotógrafo Daniel Cook eternizou o exato momento em que a baleia-de-bryde dá um show nas águas de Lennox Head

    Conheça as programações dos museus navais da Marinha do Brasil

    De entradas gratuitas a ingressos com preço social, espaços guardam e compartilham histórias da Força

    Superiate Bad Company, famoso entre os amantes da pesca oceânica, foi visto em Porto Seguro (BA)

    Embarcação pertence ao bilionário Anthony Hsieh, que percorre o mundo em busca dos maiores marlins-pretos e compartilha jornadas no Instagram

    Festa na lancha termina em barco apreendido por superlotação; saiba os riscos e penalidades da infração

    Além da superlotação, agentes notaram consumo de bebida alcoólica e ausência de cuidados básicos de segurança