Barco turístico fará passeios gratuitos na Lagoa da Pampulha ainda neste ano
Projeto anunciado pelo governo de Minas é parte das medidas de limpeza e reestruturação previstas no Programa Reviva Pampulha


Um catamarã deve passar a fornecer passeios turísticos gratuitos nas águas da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), já em dezembro deste ano. O projeto, anunciado pelo governo de Minas, é parte de uma série de medidas de limpeza e reestruturação previstas no Programa Reviva Pampulha, iniciativa da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Robin Lee Graham: o menino que partiu para volta ao mundo à vela aos 16 anos de idade
A arte rompeu o concreto: bastidores da exposição no maior salão náutico da América Latina
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Parte de um complexo de monumentos arquitetônicos concebidos por Oscar Niemeyer, a Lagoa da Pampulha também é point de encontro para atividades físicas em sua orla. Em contraste, o local sofre com o despejo inadequado de rejeitos e o mau cheiro causado pela poluição.
Por muitos anos o esgoto não foi cuidado. Agora, fazemos um esforço em conjunto com as prefeituras de Contagem e BH para que a população volte a falar com orgulho do nosso cartão-postal– destacou o vice-governador de MG, Mateus Simões
Graças aos trabalhos de despoluição, a qualidade da água da lagoa já permite atividades como navegação e trabalho técnico sem risco de contaminação, segundo o governo estadual. O local estava proibido para passeios de barco desde 1968 por conta do perigo de infecção.
Assim, a embarcação turística deve levar 80 moradores e visitantes — através da construção de um píer de acesso — para conhecer o espaço de uma nova perspectiva, em três saídas diárias.
Revitalização e valorização do patrimônio
O Conjunto Moderno da Pampulha é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 2016. O complexo arquitetônico, artístico e paisagístico de Belo Horizonte foi projetado por Oscar Niemeyer e outros artistas em 1943.


Entre os atrativos do espaço — que tem ainda paisagismo de Roberto Burle Marx — estão a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino) e o Iate Tênis Clube, todos articulados em torno da lagoa e que passarão a ser vistos diretamente da água.
Tudo isso, porém, atualmente é ofuscado pela má preservação do patrimônio. Não à toa, durante a coletiva que anunciou o barco turístico na Pampulha, o governo também apresentou novos investimentos para melhorar as condições na região. Por meio da Copasa, serão investidos R$ 23 milhões na continuidade da despoluição da Lagoa da Pampulha e na revitalização da Avenida Otacílio Negrão de Lima, na orla.


As obras preveem ainda a revitalização e modernização de duas estações elevatórias de esgoto, responsáveis pelo bombeamento até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Onça, visando promover melhorias operacionais no processo de transporte dos efluentes.
Além disso, o Estado deve criar 740 novas ligações de esgoto em BH e Contagem, 270 delas na comunidade Guarani Kaiowá; e 11.240 metros de redes coletoras, sendo 10.306 metros em Contagem e 934 metros em BH — obras que devem permitir um alcance de 100% de cobertura na bacia com redes coletoras em BH e 99,5% em Contagem.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1




