Primeiro barco voador movido a hidrogênio do mundo será construído em Dubai

Por: Redação -
17/02/2022

O primeiro barco voador movido a hidrogênio do mundo, que pode voar a quase um metro acima da superfície da água, será construído em Dubai no próximo ano, anunciaram as autoridades da região. Simplesmente chamado de The Jet, ele será configurado para ser alimentado por duas células de combustível de hidrogênio que não produzem emissões enquanto navega suavemente sobre as ondas.

 

As células de combustível de hidrogênio no hidroavião criam eletricidade misturando hidrogênio e oxigênio em placas especialmente tratadas, que são combinadas para formar uma “pilha” maior de células de combustível.

O primeiro barco voador do mundo usará ‘hidrofólios’

O modelo também usará hidrofólios – lâminas semelhantes a asas embaixo do casco que cortam a água à medida que o barco acelera, criando uma elevação, semelhante aos aerofólios usados ​​em aviões.

 

Uma vez construído, o barco voador medirá 9,7 metros, pesará 6 toneladas, e será capaz de transportar até 12 passageiros mais um piloto sobre as águas a uma velocidade de cruzeiro de até 40 nós, ou 74km/h, de acordo com seus idealizadores. Imagens conceituais do modelo mostram um veículo branco esguio incomum, com janelas de passageiros escurecidas, como uma versão marinha de uma limusine.

Estratégia de Energia Limpa de Dubai

A start-up THE JET ZeroEmission, projetista do barco voador, com sede na Suíça, assinou um acordo com a Zenith Marine Services dos Emirados Árabes Unidos para fabricar o veículo.

 

A cidade também sediará o primeiro teste do veículo, em novembro de 2023, para coincidir com a COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas do próximo ano. O JET ZeroEmission foi fundado pelo velejador francês Alain Thébault e conseguiu garantir parte do financiamento necessário de 10 milhões de euros (£ 8,3 milhões) como parte do acordo. A empresa ainda não fechou a captação de recursos e está interessada em discussões com novos potenciais investidores.

 

“Temos o prazer de fazer este anúncio de Dubai, e poder fabricar e lançar o The Jet, que será o primeiro barco do mundo a navegar sem ruído, ondas ou emissões, e ter a capacidade de voar 80 cm acima das águas”, disse Thébault.

 

O novo projeto faz parte da Estratégia de Energia Limpa de Dubai 2050 e visa produzir 75% de suas necessidades de energia a partir de fontes limpas até 2050, tornando Dubai um centro global de energia limpa e economia verde.

 

“Dubai é um destino ideal para empresas de todo o mundo desenvolverem seus projetos inovadores e alcançarem o sucesso desejado, e é por isso que anunciamos o The Jet, um projeto que tive o privilégio de conceber com a equipe. Estamos ansiosos para nos encontrar com os interessados ​​neste incrível barco voador na 28ª Cúpula Internacional do Clima (COP28), que será realizada nos Emirados Árabes Unidos”, completou o CEO do projeto.

 

Por Gabriel Caldini sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    “Navio fantasma” desaparecido há 80 anos é encontrado na Califórnia; conheça sua curiosa história

    Embarcação carrega currículo de peso, tendo atuado na 2ª Guerra Mundial ao lado da Marinha dos EUA e da Frota Asiática

    Teste Schaefer V44: uma lancha pronta para conquistar o mundo

    Walk around cabinada de luxo chega recheada de tecnologia e empolga pela performance esportiva

    Foz do Iguaçu receberá a 2ª edição do Foz Internacional Boat Show em novembro

    Salão acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, nas águas doces do Lago de Itaipu, no Paraná

    Entenda o que está acontecendo no Morro do Careca, em Natal, que corre risco de colapso

    Patrimônio histórico e cultural da cidade tem sofrido com o avanço das marés acima do normal

    Teste Solara Boat House: o conforto de uma casa que desliza sobre as águas

    São quase 90 m² de área útil, com pernoite para seis pessoas e ingredientes de sobra para curtir rios, lagos, represas e baías abrigadas