Primeiro barco voador movido a hidrogênio do mundo será construído em Dubai

Por: Redação -
17/02/2022

O primeiro barco voador movido a hidrogênio do mundo, que pode voar a quase um metro acima da superfície da água, será construído em Dubai no próximo ano, anunciaram as autoridades da região. Simplesmente chamado de The Jet, ele será configurado para ser alimentado por duas células de combustível de hidrogênio que não produzem emissões enquanto navega suavemente sobre as ondas.

 

As células de combustível de hidrogênio no hidroavião criam eletricidade misturando hidrogênio e oxigênio em placas especialmente tratadas, que são combinadas para formar uma “pilha” maior de células de combustível.

O primeiro barco voador do mundo usará ‘hidrofólios’

O modelo também usará hidrofólios – lâminas semelhantes a asas embaixo do casco que cortam a água à medida que o barco acelera, criando uma elevação, semelhante aos aerofólios usados ​​em aviões.

 

Uma vez construído, o barco voador medirá 9,7 metros, pesará 6 toneladas, e será capaz de transportar até 12 passageiros mais um piloto sobre as águas a uma velocidade de cruzeiro de até 40 nós, ou 74km/h, de acordo com seus idealizadores. Imagens conceituais do modelo mostram um veículo branco esguio incomum, com janelas de passageiros escurecidas, como uma versão marinha de uma limusine.

Estratégia de Energia Limpa de Dubai

A start-up THE JET ZeroEmission, projetista do barco voador, com sede na Suíça, assinou um acordo com a Zenith Marine Services dos Emirados Árabes Unidos para fabricar o veículo.

 

A cidade também sediará o primeiro teste do veículo, em novembro de 2023, para coincidir com a COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas do próximo ano. O JET ZeroEmission foi fundado pelo velejador francês Alain Thébault e conseguiu garantir parte do financiamento necessário de 10 milhões de euros (£ 8,3 milhões) como parte do acordo. A empresa ainda não fechou a captação de recursos e está interessada em discussões com novos potenciais investidores.

 

“Temos o prazer de fazer este anúncio de Dubai, e poder fabricar e lançar o The Jet, que será o primeiro barco do mundo a navegar sem ruído, ondas ou emissões, e ter a capacidade de voar 80 cm acima das águas”, disse Thébault.

 

O novo projeto faz parte da Estratégia de Energia Limpa de Dubai 2050 e visa produzir 75% de suas necessidades de energia a partir de fontes limpas até 2050, tornando Dubai um centro global de energia limpa e economia verde.

 

“Dubai é um destino ideal para empresas de todo o mundo desenvolverem seus projetos inovadores e alcançarem o sucesso desejado, e é por isso que anunciamos o The Jet, um projeto que tive o privilégio de conceber com a equipe. Estamos ansiosos para nos encontrar com os interessados ​​neste incrível barco voador na 28ª Cúpula Internacional do Clima (COP28), que será realizada nos Emirados Árabes Unidos”, completou o CEO do projeto.

 

Por Gabriel Caldini sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra Boats exibirá grandes sucessos de 29 a 35 pés no Brasília Boat Show

    Estaleiro disponibilizará aos visitantes do evento náutico a Mestra 352 HT, seu maior modelo, e outros dois barcos bem resolvidos; confira

    No século 17, maior navio do mundo foi construído no Brasil e batizou o Aeroporto do Galeão

    Embarcação de guerra foi construída a pedido da coroa portuguesa, que buscava recuperar terras perdidas para a Espanha

    Ventura atracará com lanchas, pontoons e jets na estreia do Brasília Boat Show

    Conhecido pela variedade de produtos, estaleiro mineiro estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto

    6 ótimos motivos para você visitar o Brasília Boat Show

    O maior evento náutico do Centro-Oeste acontecerá de 14 a 18 de agosto, no Lago Paranoá

    Homem recupera Apple Watch que estava perdido no mar do Caribe há mais de um ano

    Aparelho foi encontrado ainda funcionando graças à ferramenta de localização do dispositivo