Barcos da Volvo Ocean Race terão novos hidro-geradores

Por: Redação -
20/10/2016

A Volvo Ocean Race anuncia a instalação de novos hidro-geradores nos barcos para a edição 2017-18 da regata de Volta ao Mundo.

Os veleiros de 65 pés terão inicialmente uma fonte de energia de backup para o motor Volvo Penta. Todos os oito barcos – os sete da última edição, além do novo one-design que será construído no estaleiro Perisco Marine, na Itália, terão o gerador, que pode fornecer energia suficiente para executar os sistemas de bordo essenciais em caso de falha mecânica. Além disso, o hidro-gerador reduz a quantidade de combustível consumido pelo sistema eletrônico e não interfere na velocidade.

Um barco já foi instalado com a unidade para testes e os resultados têm sido significativos, de acordo com o diretor de manutenção Volvo Ocean Race, Nick Bice. “Nos últimos anos, a gente trabalha arduamente na busca por energias alternativas. O hidro-gerador é similar a um pequeno motor de popa, com uma hélice que gira com a água que flui, gerando energia elétrica de volta para as baterias no barco. Nossos testes não mostraram nenhum impacto perceptível no desempenho de velocidade”.

A velejadora Liz Wardley, que disputou dias edições da Volvo Ocean Race, está próxima da construção e re-fit dos barcos atualmente. Segundo ela, o hidro-gerador é eficiente. “Já foi provado o que a unidade pode fazer. A agora só precisamos provar sua confiabilidade não apenas como uma fonte de energia de backup, mas um fornecedor principal”.

O reequipamento de toda a flotilha está atualmente em curso no estaleiro naval em Lisboa. Até junho de 2017 – quatro meses antes do início da próxima edição – os veleiros serão entregues. A regata começa em Alicante em outubro de 2017 e terá 45 mil milhas náuticas ao redor do planeta, terminando na holandesa Haia oito meses depois.

Foto: Marc Bow

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com 2º lugar em Los Angeles, Brasil garante sua melhor regata do SailGP

    Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália

    Bicho-preguiça é resgatado à deriva no mar do Guarujá; veja o vídeo

    O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima

    Maior unidade de conservação do Brasil perdeu 80% dos corais por branqueamento

    Barreira que possui mais de 130 km de extensão e abriga milhares de espécies está sendo afetada pelo aquecimento global

    Veleiro que serviu na 2ª Guerra foi capturado, abandonado e agora comprado por R$ 5,7 milhões

    Embarcação chinesa de 1937 passou por uma grande reforma em 2002 e segue com os requintes de um clássico

    Animação 3D permite conferir detalhes de um naufrágio sueco datado de 1460

    Embarcação, tida como a mais antiga da região feita com a técnica carvel, pode fornecer informações sobre a transição naval medieval e moderna