Barcos voadores têm asas e voam a apenas meio metro de altitude

Por: Redação -
19/10/2018

Você já deve ter ouvido falar em efeito solo — um fluxo de ar que empurra o carro contra o chão, aumentando a velocidade e reduzindo a pressão aerodinâmica. Introduzido no automobilismo em 1977 pela equipe Lotus (com o célebre carro da asa invertida), o conceito pode ser aplicado aos mais pesados que o ar: quando um avião acelera em voo rasante muito próximo a uma superfície lisa, como a de um lago, o ar que passa sob suas asas cria um colchão de gases que dá maior sustentação à aeronave — a chamada asa de efeito solo.

O primeiro avião com asa em efeito solo foi o Ekranoplan, desenvolvido pela extinta União Soviética durante a guerra fria: media 100 metros de comprimento e conseguia voar a 500 km/h a apenas poucos metros acima da linha d’água. Baseado no aparelho soviético, uma empresa de Cingapura, a Wigetworks, acaba de lançar o primeiro modelo comercial desse tipo: este aqui, o Airfish 8 (para oito passageiros), capaz de voar a altitudes entre 0,5 e 6 metros da superfície do mar, ou de um lago, na velocidade de 180 km/h. Classificado como embarcação marítima e projetado para decolar e pousar na água, o Airfish 8 está sendo chamado de barco voador! Um barco que tem asas como um avião, mas voa poucos metros acima das ondas.

Outras duas empresas prometem entrar na briga: a australiana Sea Wing e a americana Flarecraft. A primeira apresentou um protótipo que voa a cinco metros de altura, a 215 km/h, com capacidade para quatro pessoas. Mas já trabalha em um modelo maior, para até 42 passageiros — rápido como avião, seguro como navio —, que, entre outras aplicações, poderia fazer a travessia Rio‑Niterói (substituindo as barcas atuais) em apenas cinco minutos!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público