Bicampeão de F1 compra catamarã de 60 pés movido a energia solar

07/01/2022

Ano passado, ao completar 34 anos de idade, o tenista Rafael Nadal “se deu” de presente de aniversário um catamarã a motor de 80 pés, construído pela Sunreef Yachts. Agora, chegou a vez de outro famoso esportista espanhol comandar um barco construído pelo estaleiro polonês, especializado em catamarãs: o piloto Fernando Alonso, que adquiriu um Sunreef Power 60 Eco, de 60 pés (18,3 metros), totalmente elétrico e movido a energia solar — daí o Eco no nome.

Bicampeão mundial de Fórmula 1, o piloto — que atualmente corre pela equipe Alpine — encomendou a construção do catamarã de 60 pés, atraído justamente pelo uso de energia limpa e pela sustentabilidade.

Para facilitar sua propulsão, grande parte do casco e deques do barco serão cobertos por 68² de painéis solares, que gerarão 14 kWp (quilowatt pico), sigla que indica o máximo de energia produzida em condições ideais.

O catamarã também contará com baterias ultraleves, que prometem seis horas de autonomia e que permitirão que Alonso realize uma navegação de cruzeiro silenciosa e livre de vibrações. Híbrido, além de captar a energia solar, esse modelo também será equipado com geradores eólicos e muitos dos materiais têm controle de qualidade de origem ecológica.

“Tenho observado a evolução desta marca há algum tempo e aprecio seu compromisso em impulsionar a inovação com a linha Sunreef Yachts Eco”, disse Alonso, justificando a escolha do construtor e do modelo, ao custo de 4 milhões de euros. “Sei que o Sunreef Power Eco 60 representa tudo o que estou procurando: engenharia superior, know-how incrível e um produto ecológico incrível”, complementou.

Com nada menos que 10,7 metros de boca, o Sunreef 60 Power Eco acomoda até 12 hóspedes, em seis camarotes. Além disso, oferece cerca de 120 m² de área útil, a maior dentro da cabine, que, como se pode imaginar, é enorme, a começar pelo salão, de conceito aberto, que se conecta à praça de popa.

Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Ao mesmo tempo, janelas panorâmicas permitem a entrada abundante de luz natural. Para completar, o barco será equipado com uma plataforma de popa submersível, com um clube de praia e acesso à garagem, que poderá levar um tender ou um jet. Como convém a um barco que será comandado por um dos maiores nomes da F1.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para não perder vídeos exclusivos

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público