Brasileiro de Optimist

Por: Redação -
20/01/2016

Os pernambucanos Tiago Monteiro e Marina da Fonte, ambos do Cabanga Iate Clube, foram os grandes campeões do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist. Em um dia perfeito em Jurerê, as três regatas finais da competição foram realizadas no último domingo, 17, em condições de vento nordeste, com vento soprando entre 8 e 12 nós.

“Com certeza, hoje (domingo) foi o melhor dia do campeonato. Um dia típico de Jurerê. Ventos firmes, entre 8 e 12 nós, proporcionando as melhores regatas da competição. Não poderíamos terminar de melhor maneira”, comentou o presidente da Comissão de Regatas Ricardo Navarro.

Após doze regatas e apenas um descarte, Tiago Monteiro fechou a competição com 52 pontos perdidos, doze a menos do que o vice-campeão Gabriel Kern, do Clube dos Jangadeiros. Giovanne Pistorello, também do Clube dos Jangadeiros, ficou em 3º, completando o pódio. Em seu sétimo e último Campeonato Brasileiro, o velejador pernambucano era só alegria após o anúncio dos resultados.

“Eu já fui para dois mundiais e nos últimos anos sempre fiquei entre os cinco primeiros, mas o título não vinha. Agora chegou minha vez. Esse é meu último ano no Optimist e agora espero fazer uma boa seletiva para me classificar para mais um mundial”, comenta Tiago Monteiro, que havia sido vice-campeão nacional em 2015.

Entre as meninas, mais uma vitória para Pernambuco. Marina da Fonte, também do Cabanga Iate Clube, foi a melhor durante todo campeonato e nesse domingo confirmou o resultado. Marina Hutzler, também do Cabanga, foi a vice-campeã, enquanto Luiza Moré, do Clube dos Jangadeiros – RS, completou o pódio na 3ª colocação.

“Eu velejo faz dois anos e ano passado fui campeã da Copa Brasil de Estreante. Estou muito feliz por em tão pouco tempo ter sido campeã brasileira”, disse Marina.

Treinador da flotilha pernambucana, Edival Pessoal de Moura Jr comentou sobre o trabalho feito no Cabanga Iate Clube. “Terminar o campeonato com dois campeões nacionais dá uma sensação muito boa, mostra que tudo foi bem feito. São muitas pessoas envolvidas e se dedicando para que isso acontecesse”, completou.

O 44º Campeonato Brasileiro de Optimist definiu a equipe brasileira que disputará o Campeonato Sul Americano, a ser realizado em Salinas, no Equador, no mês de março. E entre os classificados estão dois velejadores do Iate Clube de Santa Catarina. José Irineu foi o melhor atleta catarinense na competição, encerrando na sétima posição, enquanto Guilherme Durieux ficou com a última vaga, terminando o evento na 12ª posição geral.

“Nós fizemos um grande trabalho com a flotilha. Todos se dedicaram muito e o resultado apareceu com dois atletas classificados para o Sul Americano, além de uma ótima evolução de todos os velejadores. Nosso objetivo era colocar um ou dois atletas no Sul Americano e nós conseguimos”, comemorou o treinador Bernardo Luz.

Classificados pela primeira vez para uma competição internacional, a dupla Guilherme Durieux e José Irineu era só alegria. “Estou muito feliz, essa será a primeira vez que vou competir fora do país e espero dar o meu melhor lá”, comentou Guilherme.

Descoberto no Projeto Social do Iate Clube de Santa Catarina, José Irineu terminou muito bem a competição e mostrou otimismo para o que vem pela frente. “Estou feliz, mas ainda quero mais. Vou para o Sul Americano para fazer bonito e quero um bom resultado na Seletiva para tentar uma vaga no mundial”, encerrou.

Além da dupla, o Iate Clube de Santa Catarina foi muito bem representado pelos seguintes velejadores: Guilherme Berenhauser (24º), Samer Kayali (25º), Tiago Canto (52º), João da Silva (65º), Luca Miguel (3º na flotilha prata), Tiago da Silva (7º na flotilha prata), Isabela Faria (16ª na flotilha prata), Lucas Romanovski (21º na flotilha prata), Francisco Fidmmenghi (33º na flotilha prata), Gabriel Steinman (45º na flotilha prata), Pedro Buso (63º na flotilha prata) e Gabriel Oliveira (66º na flotilha prata).

Após o Sul Americano, em março, as atenções da classe Optimist estarão todas voltadas para Ilhabela, em São Paulo. No mês de abril a cidade paulista sedia a seletiva que definira as equipes nacionais para o Mundial, Europeu e Norte-Americano.

O 44º Campeonato Brasileiro de Optimist tem chancela e homologação da CBVela (Confederação Brasileira de Vela) e ABCO (Associação Brasileira da Classe Optimist), com realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O evento conta com o apoio da CYRELA.

Classificação após doze regatas (um descarte):
1º Tiago Monteiro (PE- CIC) – 52pp
2º Gabriel Kern (RS – CDJ) – 64pp
3º Giovanne Pistorello (RS – CDJ) – 80pp
4º Lucas Stolf (RS – VDS) – 87pp
5º Vinicius Koeche (RS – CDJ) – 96pp
6º Guilherme Plentz (RS – CDJ) – 107pp
7º José Irineu (SC – ICSC) – 111pp
8º Guido Hirth (RJ – ICRJ) – 115pp
9º Marina da Fonte (PE – CIC) – 115pp
10º Nicolas Bernal (SP – YCSA) -129pp

Classificados para o Sul Americano 
Tiago Monteiro (PE), Gabriel Kern (RS), Giovanne Pistorello (RS), Lucas Stolf (RS), Vinicius Koeche (RS), Guilherme Plentz (RS), José Irineu (SC), Guido Hirth (RJ), Nicolas Bernal (SP), Ricardo Continho (BA), Guilherme Durieux (SC), Marina da Fonte (PE), Marina Hutzler (PE), Luiza Moré (RJ) e Ludmila de Lira (PE).

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico

    No NÁUTICA Talks, Alberto Brandão fala sobre as regatas virtuais no Brasil

    O jogo Virtual Regatta será o centro do papo sobre o eSailing no país, em palestra que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Movido a energia solar, novo catamarã da Sunreef Yachts promete bateria de 1 mil kWh

    Modelo da Sunreef Yachts contará com tecnologia que percorre toda superfície externa do barco para captar a luz do sol

    JF Sun levará linhas de óculos e acessórios ao Rio Boat Show 2024

    Com especialização em lentes polarizadas e esportivas, marca estará de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória