Brasileiro de Soling

Por: Redação -
10/03/2015

Com uma boa média na pontuação, o barco Coringa tripulado por Lucas Ostergren, Carlos Alberto Trein e Roger Lamb venceu o 45º Campeonato Brasileiro da classe Soling que terminou neste domingo no Veleiros do Sul. Em segundo lugar ficou o Don’t Let Me Down, com Cícero Hartmann, Flávio Quevedo e André Renard. E em terceiro ficou o Bossa Nova/Água de Arcanjo, com Marcos Pinto Ribeiro, Frederico Sidou e Lúcio Pinto Ribeiro.

Este foi o primeiro título brasileiro da equipe Coringa, que compete há 14 anos na classe Soling. E foi o segundo para Lucas Ostergren que ganhou pela primeira vez em 2004. Desde então, Lucas velejava mais de Laser e assumiu o posto de timoneiro no Coringa na véspera do campeonato iniciar. “Nós velejamos bem durante todo tempo, tivemos apenas uma regata ruim, mas isso é normal, não dá para acertar todas. Foi divertido porque o Trein e o Roger são ótimos companheiros e bons velejadores. Sem o entrosamento deles ficaria difícil chegar à vitória”, comentou Lucas, de 36 anos.

O Brasileiro de Soling teve seis regatas realizadas em três dias. Neste domingo a disputa pelo título ficou mais concentrada entre os barcos Coringa e Don’t Let Me Down e a diferença entre eles na classificação final foi de apenas um ponto. Uma situação normal em se tratando da flotilha de Soling, pois sua principal característica é o equilíbrio entre as tripulações nas competições.

Fato reconhecido pelo canadense tricampeão mundial e presidente da classe, Peter Hall, que correu em Porto Alegre com os gaúchos Marcus Silva e Régis Silva no barco Insano e terminou em quinto lugar. Na entrega de prêmios ele destacou o nível da flotilha brasileira que possui diversos velejadores entre os cinco melhores do mundo. Em 2014 ele foi campeão mundial e a equipe do Don’t Let Me Down foi vice, no Uruguai.

“Este campeonato é o primeiro grande evento de 2015 da classe que comemora 50 anos de fundação. Nós iremos publicar um livro e o Veleiros do Sul estará presente na obra por fazer parte da história do Soling”, disse Peter. A outra participação estrangeira no Brasileiro foi uma tripulação alemã liderada por Michael Dietzel, vice-presidente mundial da classe, que contou com sua filha Anna e Hannes Ramoser a bordo.

“Esta foi a minha primeira vez no Brasil.Gostamos tanto de velejar em Porto Alegre que já estamos nos programando para voltar no ano que vem. É uma grande raia para o Soling, com condições maravilhosas, mas antes de tudo, o que a gente mais curtiu foram as pessoas. Isso porque o campeonato é feito pelos seus competidores e aqui temos grandes velejadores”, destacou o vice-presidente.

O 45º Campeonato Brasileiro de Soling teve a participação de 11 barcos e o apoio da Água de Arcanjo.

Classificação final

1º Lucas Ostergren, Carlos Alberto Trein e Roger Lamb (VDS)
2º Cícero Hartmann, Flávio Quevedo e André Renard (VDS)
3º Marcos Pinto Ribeiro, Frederico Sidou e Lúcio Pinto Ribeiro (VDS)
4º Nelson Ilha, Gustavo Ilha e Carlo De Leo (VDS)
5º Peter Hall, Marcus Silva e Régis Silva (CAN)
6º Kadu Bergenthal, Eduardo Cavalli e Renan Oliveira (VDS)
7º Roberto Paradeda, Leonardo Mayrhofer e Rafael Paglioli (CDJ)
8º Henrique Horn Ilha, Alexandre Mueller e Fernando Horn Ilha (RGYC)
9º Michael Dietzel, Anna Dietzel e Hannes Ramoser (GER)
10º José Horácio Ortega, Ismael Rocket, Edgar Oppitz (VDS)
11º Victor Hugo Schneider, Manfredo Floricke e Pedro Ilha (VDS)

Foto: Ricardo Pedebos/Veleiros do Sul

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Histórico barco de corrida vintage que já atingiu 167 km/h vai a leilão por valor milionário

    Famoso Miss America VIII foi construído em 1929 e chega repaginado com parelha de 1.860 hp para ser arrematado neste sábado (17)

    Você sabe por que usamos "nós" em vez de quilômetros na navegação?

    Para responder, é preciso fazer uma viagem ao passado até meados do século 17, quando nasceu um engenhoso aparelho chamado de "barquinha"

    Tubarões brincam? Estudo flagra predadores interagindo com brinquedos em aquário

    Experimento intrigou pesquisadores, dividiu opiniões e revelou comportamento inusitado desses animais

    Dois em um: conheça o barco que é movido por um jet e acomoda até seis pessoas

    Descrito como uma plataforma de extensão para motos aquáticas, o produto une a adrenalina do jet com a socialização da lancha

    Peixe raro visto apenas duas vezes em 2025 foi flagrado por mergulhador

    Conhecido como “rei-do-salmão”, ele vive nas profundezas do oceano, mas estava a apenas 4,6 metros abaixo da superfície quando foi visto