Atleta brasileiro fica em terceiro lugar e garante vaga nas quartas de final do Remo em Tóquio


Na estreia do Brasil nos esportes individuais nas Olimpíadas, o remador brasileiro e do Botafogo, Lucas Verthein, garantiu vaga nas quartas de final do single skiff ao conquistar a terceira colocação na primeira bateria da categoria no Japão.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
“A sensação é muito boa. Fica um nervosismo muito grande no inicio, para dar o start na prova. Mas depois que você se alinha e ouve o start, passa tudo. Foi o que eu fiz hoje, o meu melhor na parte técnica para fazer uma ótima prova e me classificar”, afirmou Lucas.
Aos 23 anos, Lucas Verthein estreia nas Olimpíadas neste ano e teve excelente desempenho. Depois de uma ótima largada, em que saiu junto com o norueguês Kjetil Borch, que venceu a bateria com tempo de 6:54:46, Lucas se manteve na segunda colocação a maior parte do tempo.
Leia também
» Atividades náuticas estreiam nesta quinta-feira, 22, nos Jogos Olímpicos de Tóquio
» Scheidt embarca para Tóquio confiante para lutar pela sexta medalha olímpica
» Equipe brasileira de vela chega ao Japão para a disputa dos Jogos Olímpicos
Na reta final, quando passou a se poupar, acabou perdendo a posição para o húngaro Bendegúz Pétervári-Molnár, que teve tempo de 7:04.42. Mas o que valia era ficar entre os três primeiros para ir direto às quartas e foi o que Lucas fechando em 7:05.00.
“Na reta final, eu ia fazer um esforço para me garantir na segunda colocação, mas o barco saiu um pouco do controle e ia invadir a outra raia. Eu tive que fazer um esforço para realinhar e foi quando ele me passou. Aí eu decidi não forçar e me estourar, já que estava com a vaga na mão”, revelou o brasileiro, que reclamou da raia japonesa.
A repescagem do single skiff acontece nesta sexta-feira, às 21h, e define quais serão todas as baterias da fase decisiva. As quartas de final acontecem no próximo domingo (25), com as baterias masculinas começando às 21h40, quando Verthein volta a competir.
Outros resultados do 1º dia do remo em Tóquio
Ainda na categoria do brasileiro Lucas Verthein, classificaram-se Kjetil Borch (NOR), Bendeguz Petervari-molnar (HUN), Stefanos Ntouskos (GRE), Jordan Parry (NZL), Alvaro Torres (PER), Sverri Nielsen (DIN), Alberto di Mauro (ITA), Vladislav Yakovlev (CAZ), Trevor Jones (CAN), Mindaugas Griskonis (LTU), Onat Kazakli (TUR), Damir Martin (CRO), Alexander Vyazovkin (ROC), Cris Nievarez (FIL), Oliver Zeidler (ALE), Ryuta Arakawa (JAP) e Abdelkhalek Elbana (EGI).


O segundo bloco de baterias do dia foi novamente da categoria single skiff, só que desta vez a disputa foi feminina. Uma das primeiras classificadas do dia, Nazanin Malaei (IRA) se destacou entre as adversárias por utilizar um hijab, vestimenta cultural árabe para cobrir os cabelos das mulheres. Além da iraniana, Kara Kohler (EUA), Tatsiana Klimovich (BLR), Sanita Puspure (IRL), Kenia Lechuga (MEX), Anneta Kyridou (GRE), Hanna Prakatsen (ROC), Yan Jiang (CHN), Veronica Toro Arana (PUR), Victoria Thornley (GBR), Jeannine Gmelin (SUI), Lovisa Claesson (SUE), Magdalena Lobnig (AUT), Carling Zeeman (CAN), Maike Diekmann (NAM), Emma Twigg (NZL), Sophie Souwer (HOL) e Jovana Arsic (SER) foram as classificadas para as quartas de final.
Na sequência, os homens voltaram aos remos para se enfrentar na categoria double skiffs. As vagas diretas para a semifinal ficaram com França, China, Comitê Olímpico Russo (ROC), Polônia, Suíça, Nova Zelândia, Holanda, Grã-Bretanha e Romênia. Já no duelo de duplas femininas melhor para Nova Zelândia, Estados Unidos, França, Romênia, Canadá, Itália, Holanda, Lituânia e Austrália.
Última categoria do dia em Tóquio, a skiff quádruplo teve Holanda, Austrália, Polônia e Itália como finalistas no masculino, e no feminino, Alemanha, Holanda, China e Polônia.


Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade