Búzios sediará Campeonato Brasileiro ABVO de Veleiros do Oceano na Semana Santa 

Por: Redação -
11/03/2019
Foto: Divulgação

A badalada cidade de Búzios, na região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, irá receber, entre os dias 18 e 21 de abril, o Campeonato Brasileiro ABVO de Veleiros do Oceano, com os principais barcos e velejadores do país, na data da tradicional Búzios Sailing Week, consagrada competição de vela organizada pelo ICAB, Iate Clube Armação de Búzios, que este ano está apoiando a iniciativa da Associação Brasileira de Veleiros do Oceano.

A competição está com as inscrições abertas para barcos das categorias ORC (Offshore Racing Council) e IRC (International Rating Certificate). Elas podem ser feitas através do site da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO. Os barcos inscritos até o dia 15 de março, sexta-feira, poderão usufruir do desconto inicial no valor da participação.  A organização espera realizar cinco regatas para definir os campeões brasileiros de cada classe.

“A ABVO, após algumas experiências passadas, percebeu que um campeonato por ela organizado e conduzido seria o melhor a oferecer aos seus Associados. Porém, tal empreitada exige recursos que, normalmente, estão além das nossas possibilidades. Ou seja, precisamos de apoio, mas sem abrir mão da independência da ABVO. E foi, exatamente, o que ocorreu com a oferta do empreendimento Aretê Búzios”, destacou o comodoro da ABVO, Almirante Adalberto Casaes.

LEIA TAMBÉM
>>Turistas ficam ilhados no Superagui após ressaca e maré alta
>>Volvo Penta apresentará conceito Easy Boating no Rio Boat Show 2019
>>Novo iate de 27 metros da Azimut Yachts será fabricado no Brasil

“Nessa época, tradicionalmente, tem sido realizada a consagrada Búzios Sailing Week, organizada pelo Iate Clube Armação de Búzios, que nos apoiou integrando a data e estabelecendo uma ótima sinergia com a ABVO. Em outras palavras, queremos preservar e estimular a BSW e, ao mesmo tempo, realizar o Campeonato Brasileiro ABVO sob nossa condução. Como produto concreto dessa sinergia, uma das regatas da série deverá terminar nas proximidades do ICAB com animada confraternização dos velejadores naquele simpático e bem localizado Clube após cruzarem a linha de chegada”.

Até o momento, perto de 20 barcos do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul estão inscritos na competição e a expectativa é maior ainda.

“A comunidade da Vela Brasileira e até mundial reconhece que Búzios é um local muito especial para a prática do esporte, pois sempre traz bons ventos e mar azul. E por isso realizar o Campeonato Brasileiro onde estarão presentes os principais barcos e tripulações brasileiras é sinônimo que teremos um campeonato de altíssimo nível. Esperamos em torno dos 30 barcos representando os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, e provavelmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, destacou Ricardo Baggio, o Kadu, Membro do Comitê Organizador.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial