A história do caminhão caçamba abandonado no fundo de um lago
Olhe no fundo do lago. É um peixe? É uma tartaruga gigante? É um hipopótamo? Não, é um caminhão caçamba mesmo! E o que faz o Mercedes-Benz, modelo Atego, abandonado debaixo d’água? Para saber, é preciso conhecer um pouco da história da cidade de Hemmoor, na Alemanha, onde fica o lago cujas águas o “Cara-Chata” mergulhou.

A cidade de Hemmoor abrigou por muitos anos uma das maiores fábricas de cimento do mundo: a Portland Cementfabrik Hemmoor, cujos pátios serviam de palco para um entra e sai constante de caminhões de concreto. Construída sobre uma enorme reserva de giz, a empresa escavava o solo para extrair esse minério (um do mais utilizados na fabricação do cimento), formando crateras gigantescas.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

A vida nas dependências da empresa seguiu assim durante muitos anos. Até que veio a falência, em 1983. Seis anos depois, a água tomou conta de uma grande cratera, em cuja volta havia diversos aquíferos subterrâneos, formando um lago de 330 mil m², com 60 metros de profundidade, que ganhou o nome de “kreidesee”, ou “Lago de Giz”, em português.

Adivinhou quem disse que o caminhão foi deixado para trás, junto com velhas máquinas e a estrutura restante da fabrica, e engolido pelo lago. Como uma coisa leva a outra, uma empresa de mergulho foi criada às margens do Lago de Giz, transformando-o em um dos pontos turísticos da cidade.

Atração maior do lugar, o Mercedes-Benz permaneceu no fundo do lago até 2017, quando a empresa decidiu retirá-lo, temendo que pudesse acontecer algum acidente, já que os mergulhares invadiam o Cara-Chata. Para surpresa geral, quando foi emergido para a superfície, o veículo estava intacto. Ante os protestos, em meados de 2018, o caminhão caçamba voltou para o fundo do lago, onde permanece até hoje. E não é história de pescador.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para não perder vídeos exclusivos
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Pela primeira vez no evento, a lancha cabinada está atracada na Baía de Guanabara ao lado da Z260 e da Z380. Salão segue até o dia 19 de abril
Marca apresenta modelos nas águas e na área seca do evento, com direito a lanchas, jet elétrico e linha Adventure. V370 Crossover e V250 Sport se destacam entre novidades
Além da novidade, estaleiro paranaense apresenta sucessos de 44 e 38 pés da linha. Salão náutico se estende até 19 de abril, na Marina da Glória
Com direito a transmissão ao vivo no YouTube, quase 20 embarcações desfilarão sobre as águas da Baía de Guanabara após show exclusivo de Luana Camarah, às 19h
Espaço sobre as águas da Baía de Guanabara reúne personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 19 de abril na Marina da Glória




