Casa ou Marina?
Ter um barco não é somente a alegria de poder aproveitá-lo quando puder. Por trás desse luxo, existe o lado importante de manutenção, cuidados básicos, segurança e onde guardar a embarcação. Sobre a dúvida entre a escolha de deixar o barco em casa ou colocar em uma marina, Marcio Dottori mostra os prós e contras.
No caso específico do nosso colega leitor, Rogério Guedes, que possui uma lancha de 20 pés, é possível sim pesar os prós e contras dessa decisão. Pelo tamanho da embarcação, seu transporte não é assim tão complicado e, claro, que não deixar o barco na marina reduzirá bastante os custos, além de tê-lo sempre por perto.
Mas será que vale mesmo a pena? O que Rogério e outros proprietários de embarcação têm que ter em mente, é que guardar uma lancha não consiste apenas em ter um lugar para deixá-la quando não em uso e transportar para as águas quando se tiver vontade ou necessidade. Os cuidados com o barco em uma residência muito dificilmente serão compatíveis com o a atenção que exige de fato um barco.
São manutenções, cuidados, limpezas e transporte para a água que, como responsabilidade de um marina, proporcionam um nível de preocupação bem menor para o dono da embarcação. Como quase tudo no mundo náutico, basta um tempo para pensar, estudar os prós e contras e decidir.
No vídeo abaixo, Marcio Dottori entra nos detalhes dessa decisão. Confira!
Inscreva-se no canal da TV NÁUTICA no youtube para não perder nenhum novo vídeo!
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Novidade da sul-coreana K Watercraft foi apresentada na CES 2025, uma das maiores feiras de inovação do mundo
Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie
Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos
Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia
Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento