Catar ganhará hotel flutuante e sustentável com suítes autônomas

Por: Redação -
10/06/2022

Com a proximidade da Copa do Mundo, o Catar tem investido intensamente no turismo, o que fica claro com o novo projeto do designer Pierpaolo Lazzarini: um hotel flutuante e sustentável com suítes autônomas.

Embora a ideia de um hotel flutuante não seja novidade, o Pearl Suites foge completamente da mesmice, já que seus quartos consistirão em estruturas independentes e motorizadas que gerarão a própria energia sem emitir CO2. Seu design semiesférico é inspirado na beleza das pérolas.

Cada módulo flutuante possuirá 22 metros quadrados de área e será rodeado por uma plataforma onde pequenas embarcações poderão atracar. O teto será composto por duas partes: uma fixa, que dará suporte aos painéis solares responsáveis pelo fornecimento energético; e outra retrátil, que, levantada, transformará o quarto em um ambiente contínuo com o mar ao redor. Nos dias nublados, um gerador de hidrogênio substituirá a energia solar, garantindo o funcionamento de todos os aparelhos.

O piso dessas pequenas ilhas terá vários tanques que armazenarão e fornecerão água para o banheiro e a cozinha. O motor elétrico na parte inferior permitirá que a estrutura atinja uma velocidade máxima de 5 nós (9,2 km/h). A navegação, contudo, não afetará o conforto: cada módulo flutuante será equipado com um sistema de piloto automático e um estabilizador giroscópico que reduzirá as oscilações.

A ideia não se restringirá ao hotel em Catar, mas visa tornar-se uma solução para hotéis ao redor do mundo que buscarem expandir suas acomodações da maneira mais ecológica e inusitada possível.

 

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos

    NÁUTICA Talks: velejador Silvio Ramos palestra sobre "cruzeiro dos sonhos" no rio Amazonas

    Criador do BRally, o empresário contará como foi a circum-navegação, em bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Governo abre inscrições para curso gratuito de Condutor de Turismo Náutico

    Formação, totalmente online, foi criada em parceria do Ministério do Turismo com Universidade Federal Fluminense