Catar ganhará hotel flutuante e sustentável com suítes autônomas

Por: Redação -
10/06/2022

Com a proximidade da Copa do Mundo, o Catar tem investido intensamente no turismo, o que fica claro com o novo projeto do designer Pierpaolo Lazzarini: um hotel flutuante e sustentável com suítes autônomas.

Embora a ideia de um hotel flutuante não seja novidade, o Pearl Suites foge completamente da mesmice, já que seus quartos consistirão em estruturas independentes e motorizadas que gerarão a própria energia sem emitir CO2. Seu design semiesférico é inspirado na beleza das pérolas.

Cada módulo flutuante possuirá 22 metros quadrados de área e será rodeado por uma plataforma onde pequenas embarcações poderão atracar. O teto será composto por duas partes: uma fixa, que dará suporte aos painéis solares responsáveis pelo fornecimento energético; e outra retrátil, que, levantada, transformará o quarto em um ambiente contínuo com o mar ao redor. Nos dias nublados, um gerador de hidrogênio substituirá a energia solar, garantindo o funcionamento de todos os aparelhos.

O piso dessas pequenas ilhas terá vários tanques que armazenarão e fornecerão água para o banheiro e a cozinha. O motor elétrico na parte inferior permitirá que a estrutura atinja uma velocidade máxima de 5 nós (9,2 km/h). A navegação, contudo, não afetará o conforto: cada módulo flutuante será equipado com um sistema de piloto automático e um estabilizador giroscópico que reduzirá as oscilações.

A ideia não se restringirá ao hotel em Catar, mas visa tornar-se uma solução para hotéis ao redor do mundo que buscarem expandir suas acomodações da maneira mais ecológica e inusitada possível.

 

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Urso Pooh: embarcação centenária é encontrada em lago dos EUA

    Barco fazia parte de sistema de transporte nos anos 1930 e foi revelado durante obras após furacão

    Superiate de R$ 260 milhões promete ser a casa de praia flutuante definitiva

    Projeto Secret, da Tankoa, combina sofisticação italiana, espaços abertos e performance de alto nível

    Itália emite alerta para peixes “alienígenas” que têm aparecido nas praias

    População pode ajudar no monitoramento de espécies invasoras que ameaçam o Mediterrâneo

    Histórico: Navio-Veleiro Cisne Branco tem primeira mulher praça na tripulação

    Aos 20 anos, Anna Carla atua na embarcação desde abril de 2025. Conheça a história!

    Salmão feito em laboratório! Novidade foi aprovada para consumo nos EUA

    Produzido pela startup Wildtype, iguaria já está disponível em restaurante premiado e deve chegar a mais casas em breve