Oneiric: o catamarã zero ruído que terá 3 andares de painéis solares

Por: Redação -
09/06/2022

O estaleiro italiano Rossinavi revelou o conceito do Oneiric, um catamarã zero ruído que terá 3 andares de painéis solares. O projeto será o ‘carro-chefe da tecnologia verde’ do estaleiro e contará com uma bateria altamente eficiente.

Em uma viagem de um dia, o Oneiric promete navegar até 100% do tempo no modo elétrico com zero emissões. Já em travessias transatlânticas, o iate poderá navegar no modo elétrico até 70% do tempo. Isso resultará em uma economia de aproximadamente 40 toneladas de CO2 em comparação com uma embarcação convencional.

Os painéis solares, que carregarão continuamente a bateria durante o dia, também serão úteis nos períodos em que o iate não estiver em uso. Isso se deve ao fato de que, quando atracado, o Oneiric poderá fornecer energia a um domicílio em terra.

Segundo o estaleiro italiano, “essa busca pela sustentabilidade ambiental é impulsionada pelo desejo de conservar o bem-estar dos ecossistemas oceânicos. As inovações tecnológicas e a filosofia de sustentabilidade de Rossinavi são inspiradas no fitoplâncton, uma pequena alga marinha que converte a luz solar em energia e fornece mais da metade da produção anual de oxigênio da Terra. Esses bilhões de organismos microscópicos nos lembram que, trabalhando juntos, todos podemos contribuir para um ambiente mais saudável”.

O design do catamarã esbanja eficiência, graças à distribuição harmoniosa de peso e à sua relação comprimento-largura, que proporciona uma melhor eficiência hidrodinâmica. Seu interior apresenta linhas sinuosas que se estendem à área externa e terminam suavizando os limites entre a embarcação e o mar.

O iate possuirá cinco cabines para até 10 convidados. O quarto principal terá uma vista de 180 graus com uma composição de claraboias que permitirão a entrada de luz do teto. Outra característica que torna este design único é o fato de que os espaços interiores do iate serão interligados. Por exemplo, a suíte do proprietário oferecerá acesso direto à área de lounge externa dianteira, que poderá ser sombreada por estruturas retráteis.

Por último, o modo elétrico da tecnologia Rossinavi Zero Noise reduzirá significativamente o ruído a bordo.

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas

    Idoso é condenado por importar e vender dentes e ossos de baleia nos EUA

    Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas

    Animais exóticos aparecem em praias dos EUA e surpreendem banhistas

    Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas

    Grande Buraco Azul: sedimentos milenares revelam futuro de tempestades violentas no Caribe

    Cientistas “perfuraram” a cavidade que traz registros de eventos climáticos extremos dos últimos 5,7 mil anos

    Cientistas encontram lixo marinho no local mais profundo do mar Mediterrâneo

    Resíduos de interferência humana alcançam até mesmo áreas quase inacessíveis, a 5 mil metros de profundidade