Oneiric: o catamarã zero ruído que terá 3 andares de painéis solares

Por: Redação -
09/06/2022

O estaleiro italiano Rossinavi revelou o conceito do Oneiric, um catamarã zero ruído que terá 3 andares de painéis solares. O projeto será o ‘carro-chefe da tecnologia verde’ do estaleiro e contará com uma bateria altamente eficiente.

Em uma viagem de um dia, o Oneiric promete navegar até 100% do tempo no modo elétrico com zero emissões. Já em travessias transatlânticas, o iate poderá navegar no modo elétrico até 70% do tempo. Isso resultará em uma economia de aproximadamente 40 toneladas de CO2 em comparação com uma embarcação convencional.

Os painéis solares, que carregarão continuamente a bateria durante o dia, também serão úteis nos períodos em que o iate não estiver em uso. Isso se deve ao fato de que, quando atracado, o Oneiric poderá fornecer energia a um domicílio em terra.

Segundo o estaleiro italiano, “essa busca pela sustentabilidade ambiental é impulsionada pelo desejo de conservar o bem-estar dos ecossistemas oceânicos. As inovações tecnológicas e a filosofia de sustentabilidade de Rossinavi são inspiradas no fitoplâncton, uma pequena alga marinha que converte a luz solar em energia e fornece mais da metade da produção anual de oxigênio da Terra. Esses bilhões de organismos microscópicos nos lembram que, trabalhando juntos, todos podemos contribuir para um ambiente mais saudável”.

O design do catamarã esbanja eficiência, graças à distribuição harmoniosa de peso e à sua relação comprimento-largura, que proporciona uma melhor eficiência hidrodinâmica. Seu interior apresenta linhas sinuosas que se estendem à área externa e terminam suavizando os limites entre a embarcação e o mar.

O iate possuirá cinco cabines para até 10 convidados. O quarto principal terá uma vista de 180 graus com uma composição de claraboias que permitirão a entrada de luz do teto. Outra característica que torna este design único é o fato de que os espaços interiores do iate serão interligados. Por exemplo, a suíte do proprietário oferecerá acesso direto à área de lounge externa dianteira, que poderá ser sombreada por estruturas retráteis.

Por último, o modo elétrico da tecnologia Rossinavi Zero Noise reduzirá significativamente o ruído a bordo.

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial