Oneiric: o catamarã zero ruído que terá 3 andares de painéis solares
O estaleiro italiano Rossinavi revelou o conceito do Oneiric, um catamarã zero ruído que terá 3 andares de painéis solares. O projeto será o ‘carro-chefe da tecnologia verde’ do estaleiro e contará com uma bateria altamente eficiente.
Em uma viagem de um dia, o Oneiric promete navegar até 100% do tempo no modo elétrico com zero emissões. Já em travessias transatlânticas, o iate poderá navegar no modo elétrico até 70% do tempo. Isso resultará em uma economia de aproximadamente 40 toneladas de CO2 em comparação com uma embarcação convencional.
Os painéis solares, que carregarão continuamente a bateria durante o dia, também serão úteis nos períodos em que o iate não estiver em uso. Isso se deve ao fato de que, quando atracado, o Oneiric poderá fornecer energia a um domicílio em terra.
Segundo o estaleiro italiano, “essa busca pela sustentabilidade ambiental é impulsionada pelo desejo de conservar o bem-estar dos ecossistemas oceânicos. As inovações tecnológicas e a filosofia de sustentabilidade de Rossinavi são inspiradas no fitoplâncton, uma pequena alga marinha que converte a luz solar em energia e fornece mais da metade da produção anual de oxigênio da Terra. Esses bilhões de organismos microscópicos nos lembram que, trabalhando juntos, todos podemos contribuir para um ambiente mais saudável”.
O design do catamarã esbanja eficiência, graças à distribuição harmoniosa de peso e à sua relação comprimento-largura, que proporciona uma melhor eficiência hidrodinâmica. Seu interior apresenta linhas sinuosas que se estendem à área externa e terminam suavizando os limites entre a embarcação e o mar.
O iate possuirá cinco cabines para até 10 convidados. O quarto principal terá uma vista de 180 graus com uma composição de claraboias que permitirão a entrada de luz do teto. Outra característica que torna este design único é o fato de que os espaços interiores do iate serão interligados. Por exemplo, a suíte do proprietário oferecerá acesso direto à área de lounge externa dianteira, que poderá ser sombreada por estruturas retráteis.
Por último, o modo elétrico da tecnologia Rossinavi Zero Noise reduzirá significativamente o ruído a bordo.
Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí
Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período
Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica
Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!
Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes