Novo Centro de Canoagem é inaugurado em Ubaitaba, na Bahia

Por: Redação -
02/10/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Conhecida como cidade das canoas, Ubaitaba, no sul da Bahia, passa a contar com um Centro de Treinamento de Canoagem. O investimento de mais de R$ 1,6 milhão foi entregue pelo governador Rui Costa no dia 28 de agosto e atenderá os atletas entre 8 e 18 anos da região. Em Ubaitaba, figuram nomes importantes da Canoagem Brasileira, e exemplos dos atletas medalhistas Isaquias Queiroz e Erlon de Souza.

A estrutura do centro contempla garagem dos barcos, sala de musculação, refeitório, copa, despensa, área de serviço, sala da administração, sala de professores, sala de aula e deck flutuante. O modelo segue o mesmo padrão adotado no primeiro centro de canoagem em Itacaré, também construído pelo Governo da Bahia e inaugurado em julho de 2018. O terceiro está em fase de construção em Ubatã.

“Este é o segundo equipamento deste tipo que nós entregamos, a partir de um compromisso que eu assumi quando encontrei o Isaquias, depois que ele ganhou a medalha de ouro. Dialogando com os atletas e associações de canoagem, a gente chegou ao melhor formato pra projetar e entregar três centros de canoagem no Estado,” afirmou o governador Rui Costa.

LEIA MAIS 

>> Conheça o novo iate de 33 metros equipado com a última edição D13 IPS1350 da Volvo Penta

>> Estaleiro com sede em Singapura inclui nova lancha de 54 pés em sua linha

>> Schaefer Yachts divulga teaser de sua mais nova lancha, a V33. Confira

O canoísta olímpico Isaquias Queiroz, de férias na Bahia, também esteve na inauguração do novo espaço. Para ele, a estrutura vai propiciar o fortalecimento da região como celeiro da Canoagem Velocidade.

“Hoje os atletas têm uma estrutura de nível europeu, agora fica um pouco mais fácil para a preparação dos canoístas. Eu ainda tenho a lembrança do centro de treinamento antigo onde os barcos ficam todos amontoados e era mais difícil. Agora os atletas têm academia, um vestiário, uma cozinha para fazer a alimentação, tudo próximo da água, é tudo muito diferente de quando eu comecei na canoagem”, afirma Queiroz.

“A cidade recebe um prédio excepcional, tenho certeza que com essas instalações teremos novas descobertas de talentos com a canoagem baiana e brasileira em pleno crescimento. A Confederação Brasileira de Canoagem lançou um edital para bases da Equipe Estadual Permanente e Ubaitaba sai na frente para sediar um desses polos, gostaria de cumprimentar o governador e toda sua equipe pelo cumprimento da promessa e por investir no nosso esporte para transformar a Bahia em uma referência na Canoagem Brasileira”, comenta João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Como navegar à noite: dicas para sair em segurança com seu barco

    Navegação noturna envolve mais riscos e exige o dobro de atenção no posto de comando; confira

    Manual da ancoragem: saiba tudo sobre âncoras e como atracar com segurança

    Equipamento pode ter diferentes formas e adequações; saiba qual faz mais sentido para o seu barco

    Esculturas bordadas: artista francesa reproduz formas, texturas e cores dos corais

    As obras poéticas de Aude Bourgine pretendem despertar admiração pela natureza e o desejo de protegê-la

    Conheça Shicheng, cidade chinesa de 600 anos submersa propositalmente

    Local foi inundado há 64 anos para a construção da barragem hidrelétrica e hoje recebe mergulhadores

    Navio totalmente elétrico pode ser carregado em mar aberto com energia eólica

    Embarcação offshore se chama SOV 7017, e foi a grande novidade da construtora Damen em evento na Holanda