Cheio de atividades e diversão garantida, Santa Monica Pier merece sua visita

Com vista magnífica do Pacífico, o ponto turístico fica no final da Route 66, a lendária rodovia que corta os Estados Unidos

Por: Redação -
07/01/2023

Uma das principais cidades da Califórnia, Santa Monica fica na costa oeste dos Estados Unidos, a apenas 26 quilômetros de Los Angeles e a meia hora de outras praias badaladas, como Malibu e San Diego.

Além de mais de 5 km de praia com longas faixas de areia, Santa Monica tem um dos mais famosos cartões-postais de Los Angeles: o Santa Monica Pier, inaugurado em 1909, após 16 meses de construção.

O píer de concreto de 1.600 pés de comprimento era então chamado Píer Municipal de Santa Mônica e, embora originalmente construído para satisfazer as necessidades de saneamento da cidade, logo atraiu a comunidade pesqueira, moradores e turistas.

 

O famoso fabricante de carrosséis Charles ID Looff construiu o Looff Hippodrome Carousel em 1922, com 44 cavalos esculpidos à mão, reconstruído em 1990. O píer sobreviveu ao longo das décadas, ao contrário de outros píeres famosos ao longo da Gold Coast que desapareceram.

Em 1973, o destino do Santa Mônica Pier parecia ser o mesmo de seus vizinhos, quando a Câmara Municipal programou sua destruição em favor de uma ilha artificial que abrigaria um hotel resort. Mas os cidadãos se mobilizaram com muito estardalhaço até que os planos foram cancelados.

Em 1983, a Mãe Natureza estava determinada a realizar o que a Câmara Municipal não conseguiu. Duas violentas tempestades de inverno destruíram mais de um terço da estrutura de concreto.

 

O píer parecia muito maltratado para sobreviver, mas a população se uniu mais uma vez e formou a Força-Tarefa de Restauração e Desenvolvimento do Píer: em 1990, ele estava reconstruído. Logo se tornaria um destino turístico reconhecido internacionalmente e um símbolo do estilo de vida do sul da Califórnia.

Em 1996, o Pacific Park foi inaugurado, dando ao píer sua primeira montanha-russa e seu primeiro parque de diversões completo. Em 2009, o Santa Mônica Pier foi consagrado como o terminal oficial da Rota 66, uma das estradas mais famosas do mundo, que começa em Chicago e termina ali, com uma placa da Rota 66 logo na entrada do píer.

Repleto de atrações, com atmosfera vibrante promovida por artistas de rua e músicos, o Santa Monica Pier — considerado o melhor parque de diversões da Califórnia e o único da Costa Oeste localizado em um píer — tem uma série de atividades que garantem diversão em um dia inteiro.

Do clássico carrossel à pesca de robalo e corvina, do Santa Monica Pier Aquarium para conhecer alguns dos habitantes da Baía de Santa Monica ao Playland Arcade com  jogos eletrônicos e fliperamas, do Pacific Park onde fica uma das mais icônicas imagens de Los Angeles: a roda-gigante movida a energia solar à beira-mar, ao lugar ideal para assistir ao mais belo — e concorrido — pôr do sol.

E, claro, para encerrar o passeio, vale uma foto na placa da Rota 66. Tem ainda as lojinhas, galerias e feiras, o festival de cinema e o Twilight on the Pier, o festival de música ao ar livre, que é quase tão icônico quanto o próprio píer, com sua série de concertos.

Além da praça de alimentação no Pacific Park e dos carrinhos de comida localizados por toda parte, o Santa Monica Pier tem mais de 10 restaurantes, do fast food no Pier Burger aos requintados pratos à base de frutos do mar.

Um dos principais pontos turísticos da Califórnia e top 10 de cartões-postais dos Estados Unidos, o Santa Monica Pier recebe quase 9 milhões de visitantes por ano, de acordo com Jim Harris, autor de “Santa Monica Pier: A Century on the Last of the Pleasure Pier”.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Semana de Vela de Ilhabela: na BRA-RGS, vencedor cruzou linha de chegada após 12h de regata

    Percurso de Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, de 55 milhas náuticas, foi marcado pela variação de vento; confira resultados gerais

    Lago Paranoá, palco do Brasília Boat Show, tem vila submersa e pequenas ilhas; conheça

    Fruto de um projeto arquitetônico, lago possui uma rica história e é ponto de lazer, pesca e esportes na região

    Marine Center atracará no Brasília Boat Show com produtos de primeira linha para barcos

    Considerada um dos maiores atacados náuticos do Brasil, empresa estará no salão que acontece de 14 a 18 de agosto no Lago Paranoá

    Raríssimas imagens flagram baleia azul amamentando filhote; assista

    Cenas também mostram cetáceos em outros momentos íntimos, que envolvem desde reprodução até ‘ida ao banheiro’

    Growdeck levará deques náuticos e acessórios à primeira edição do Brasília Boat Show

    Considerada uma das principais marcas de pisos náuticos no Brasil, empresa atracará no Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto