Cheio de atividades e diversão garantida, Santa Monica Pier merece sua visita

Com vista magnífica do Pacífico, o ponto turístico fica no final da Route 66, a lendária rodovia que corta os Estados Unidos

Por: Redação -
07/01/2023

Uma das principais cidades da Califórnia, Santa Monica fica na costa oeste dos Estados Unidos, a apenas 26 quilômetros de Los Angeles e a meia hora de outras praias badaladas, como Malibu e San Diego.

Além de mais de 5 km de praia com longas faixas de areia, Santa Monica tem um dos mais famosos cartões-postais de Los Angeles: o Santa Monica Pier, inaugurado em 1909, após 16 meses de construção.

O píer de concreto de 1.600 pés de comprimento era então chamado Píer Municipal de Santa Mônica e, embora originalmente construído para satisfazer as necessidades de saneamento da cidade, logo atraiu a comunidade pesqueira, moradores e turistas.

 

O famoso fabricante de carrosséis Charles ID Looff construiu o Looff Hippodrome Carousel em 1922, com 44 cavalos esculpidos à mão, reconstruído em 1990. O píer sobreviveu ao longo das décadas, ao contrário de outros píeres famosos ao longo da Gold Coast que desapareceram.

Em 1973, o destino do Santa Mônica Pier parecia ser o mesmo de seus vizinhos, quando a Câmara Municipal programou sua destruição em favor de uma ilha artificial que abrigaria um hotel resort. Mas os cidadãos se mobilizaram com muito estardalhaço até que os planos foram cancelados.

Em 1983, a Mãe Natureza estava determinada a realizar o que a Câmara Municipal não conseguiu. Duas violentas tempestades de inverno destruíram mais de um terço da estrutura de concreto.

 

O píer parecia muito maltratado para sobreviver, mas a população se uniu mais uma vez e formou a Força-Tarefa de Restauração e Desenvolvimento do Píer: em 1990, ele estava reconstruído. Logo se tornaria um destino turístico reconhecido internacionalmente e um símbolo do estilo de vida do sul da Califórnia.

Em 1996, o Pacific Park foi inaugurado, dando ao píer sua primeira montanha-russa e seu primeiro parque de diversões completo. Em 2009, o Santa Mônica Pier foi consagrado como o terminal oficial da Rota 66, uma das estradas mais famosas do mundo, que começa em Chicago e termina ali, com uma placa da Rota 66 logo na entrada do píer.

Repleto de atrações, com atmosfera vibrante promovida por artistas de rua e músicos, o Santa Monica Pier — considerado o melhor parque de diversões da Califórnia e o único da Costa Oeste localizado em um píer — tem uma série de atividades que garantem diversão em um dia inteiro.

Do clássico carrossel à pesca de robalo e corvina, do Santa Monica Pier Aquarium para conhecer alguns dos habitantes da Baía de Santa Monica ao Playland Arcade com  jogos eletrônicos e fliperamas, do Pacific Park onde fica uma das mais icônicas imagens de Los Angeles: a roda-gigante movida a energia solar à beira-mar, ao lugar ideal para assistir ao mais belo — e concorrido — pôr do sol.

E, claro, para encerrar o passeio, vale uma foto na placa da Rota 66. Tem ainda as lojinhas, galerias e feiras, o festival de cinema e o Twilight on the Pier, o festival de música ao ar livre, que é quase tão icônico quanto o próprio píer, com sua série de concertos.

Além da praça de alimentação no Pacific Park e dos carrinhos de comida localizados por toda parte, o Santa Monica Pier tem mais de 10 restaurantes, do fast food no Pier Burger aos requintados pratos à base de frutos do mar.

Um dos principais pontos turísticos da Califórnia e top 10 de cartões-postais dos Estados Unidos, o Santa Monica Pier recebe quase 9 milhões de visitantes por ano, de acordo com Jim Harris, autor de “Santa Monica Pier: A Century on the Last of the Pleasure Pier”.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti