Circuito Ilhabela de Vela Oceânica

Por: Redação -
10/06/2016

O vencedor da equilibrada classe C30 na segunda etapa do Circuito Ilhabela de vela oceânica será conhecido neste domingo (12) em Ilhabela após as regatas complementares da disputa iniciada no fim de semana anterior na Capital Nacional da Vela. A definição da etapa considerada como Warm Up para a Semana de Vela, em julho, está em aberto. O barco +Realizado (nove pontos perdidos) lidera com dois pontos de vantagem sobre o Kaikias (11pp), que está apenas um ponto à frente do terceiro colocado, Caballo Loco (12pp), após quatro regatas.

O trimmer (regulador) da vela balão do +Realizado, Ricardo Apud, sabe que a tripulação terá de lutar para manter a liderança. “Neste fim de semana deveremos ter vento parecido com o do último domingo e a disputa seguirá acirrada. Porém, segundo as previsões, as condições do mar devem estar mais difíceis o que impõe mais riscos e desafios. Vamos manter a concentração e aproveitar a vantagem que possuímos”. No domingo anterior (5) as rajadas de sudoeste atingiram 22 nós (40 km/h), com forte correnteza sul no Canal de São Sebastião, além do frio, que estará ainda mais intenso nas regatas decisivas.

A primeira etapa, em março, registrou o mesmo equilíbrio. O Caballo Loco venceu o Caiçara por um ponto, que ficou à frente do Barracuda com igual vantagem. “Na C30, pequenos detalhes fazem muita diferença. É por isso que adoramos essa classe”, define Apud. O comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori, destaca a importância do Warm Up. “É uma fase muito esperada da Copa Suzuki, porque além de fazer parte do campeonato que mais aponta a qualidade das tripulações da C30, é um treino especial para a Semana de Vela”, também com sede no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Na visão de Dottori, o principal fator da C30 é a possibilidade de vitória aberta a todas as tripulações, o que mantém a motivação sempre elevada para se velejar. “A equipe mais bem treinada é a do Caiçara, do comandante Marcos Cesar, por isso é merecidamente a atual campeã do Circuito Ilhabela. Nós os vencemos por um ponto na primeira fase dessa deliciosa disputa, mas como diz a velha máxima do esporte: o jogo só acaba quando termina”, alerta Dottori.

As regatas deste fim de semana exigirão “roupas de tempo” para que os velejadores suportem temperaturas que não devem ir além de 15°C em Ilhabela. Conforme o Windguru, deve predominar o vento sudoeste, o chamado suduca, entre 11 e 13 nós no início das duas tardes. Ao contrário da abertura do Warm Up, pelo menos não há previsão de chuva. As largadas serão dadas ao meio-dia.

Foto: Edu Grigaitis

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Itajaí terá o primeiro shopping do Brasil voltado para as águas da marina

    Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí

    Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec celebra um ano incentivando o setor no Paraná

    Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período

    Patrimônio histórico e turismo de ilhas da Bahia foram recuperados com recursos próprios

    Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica

    NX Boats estará no Boat Show de Fort Lauderdale pela 3ª vez consecutiva

    Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!

    Teste NÁUTICA: comparamos os jets RXT-X e RXP-X, da Sea-Doo, equipados com motor de 325 hp

    Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes