Classe C30 abre temporada com chuva, calmaria e rajadas de 25 nós em Jurerê


O 31º Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina começou com adrenalina máxima para a Classe C30, maior flotilha one design da competição com sete embarcações. Após 6h18m19 de regata, o atual campeão brasileiro e do circuito, Kaikias Maserati, de Ilhabela, chegou apenas 27 segundos à frente do Caballo Loco, também do litoral norte paulista, com Loyalty, de Porto Alegre, em terceiro lugar.
A tarde de quinta-feira (06), tornou-se dramática para as tripulações diante das variáveis meteorológicas. A largada para a regata de percurso com 42 milhas (70 km) foi dada sob vento nordeste de 20 nós (35 km/h) com rajadas que ultrapassaram os 25 na raia de Jurerê, sede oceânica do Veleiros da Ilha. O circuito vale como primeira etapa do Campeonato Brasileiro da Classe C30.
Em meio à tempestade, Kaikias Maserati fez uma regata de recuperação para iniciar a defesa do título. “O dia foi difícil, exigiu o máximo das tripulações. O vento variou muito de direção e de intensidade, foi de 20 nós à calmaria, além da chuva constante. Chegamos a andar em último depois da largada, mas trocamos uma das velas e contamos com a entrada de um vento mais fraco para alcançarmos e ultrapassarmos os adversários”, relatou o timoneiro do Kaikias, Beto de Jesus.
LEIA TAMBÉM
A experiência da tripulação de Ilhabela, que também contou com a “sorte”, prevaleceu para superar as condições adversas. “Depois que assumimos a ponta, mantivemos a liderança até a chegada. A concentração dos tripulantes foi fundamental e ainda contamos com a ajuda de Deus que mandou um ventinho especial para nós cruzarmos na frente. Estamos muito felizes em Florianópolis, competindo em uma raia espetacular entre tripulações de elevado nível técnico”, completou Beto.
Quem acompanhou de perto o duelo final entre Kaikias Maserati e Caballo Loco, foi a tripulação gaúcha do Loyalty (ex-Loyal, tetracampeão brasileiro). “O vento irregular em uma prova de percurso longo, torna a regata muito desgastante. Nosso barco está rápido, com tripulantes bem preparados. A Classe C30 mostrou que está muito competitiva. Vamos seguir em frente e brigar por uma boa colocação”, afirmou o comandante do Loyalty, Alexandre Leal, depois de batalhar com os catarinenses Zeus Team e Katana Portobello.
O Circuito Ilha de Santa Catarina, com 30 barcos, segue até domingo (09) com previsão de mais cinco regatas e um descarte para a Classe C30. Provavelmente, quatro barla-sotas e uma de percurso médio. As demais classes tiveram os seguintes vencedores na regata de abertura: Crioula (IRC), Catuana Kim (ORC), Arretado (HPE), Pangea (RGS), Blade Runner (RGS Cruzeiro) e Gratidão (Bico de Proa).
Classe C30 na regata de percurso (06/02)
1 – Kaikias Maserati (Eduardo Mangabeira) – 6h18m19
2 – Caballo Loco (Mauro Dottori) – 6h18m46
3 – Loyalty (Alexandre Leal) – 6h22m10
4 – Zeus Team (Inácio Vandresen) – 6h22m34
5 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto) – 6h22m52
6 – Corta Vento (Carlos Augusto de Matos) – 6h24m28
7 – Le Terrible (Frederico Didone) – 7h47m22
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Lançamento busca destacar a luta contra as algas invasoras asiáticas, que vêm impactando a costa da Espanha há 11 anos
Visitantes do evento que acontece de 26 de abril a 4 de maio podem se hospedar no Pestana Rio Atlântica com desconto
Estaleiro pernambucano ainda apresentará outras 4 lanchas no salão, que acontece de 12 a 16 de fevereiro
Segundo pesquisa, os platôs submarinos do Oceano Pacífico possuem grandes falhas, se deformando muito antes do esperado
Crime aconteceu na madrugada de quarta-feira (5) no estacionamento da empresa, na zona sul de São Paulo