Com design marcante, New Schaefer 375 é uma lancha repleta de inovações

Lançamento marca as três décadas de produção do estaleiro comandado por Marcio Schaefer

10/02/2023

Repleta de inovações no aproveitamento do espaço externo, a New Schaefer 375 é o mais novo lançamento da Schaefer Yachts. Ela chega ao mercado para celebrar em grande estilo o aniversário de 30 anos do estaleiro — comemorados em novembro.

 

A expectativa da Schaefer com o novo modelo é renovar o mercado náutico na faixa de 37 pés.

A nova lancha é considerada uma evolução da consagradíssima Phantom 365 (com quase 700 unidades na água) e de sua irmã, a 375 HT, outra que caiu no gosto dos fãs da marca, criada em 1992 e com 3.700 barcos na água.

 

A New Schaefer 375 incorpora elementos da linha premium do estaleiro, formada pelos barcos maiores (Schaefer 510, 600, 660, 770 e 25M), além do piso nivelado, conceito trazido do modelo walk-around Schaefer V33.

Chamam a atenção à primeira vista as varandas laterais retráteis que ampliam o espaço na praça de popa e se integram ao cockpit, com acomodações para até 14 pessoas. Esse estilo da New Schaefer 375 tem tudo a ver com o jeito brasileiro de navegar, tomando banho de sol e curtindo o contato com o mar e a brisa.

 

Por sua vez, o hardtop de acionamento elétrico abre o teto solar (quase 1,5 metro) ao toque de um botão.

 

O acesso à proa será feito por uma passagem interna, garantia de segurança, mesmo com o barco em movimento. Aliás, no interior da New Schaefer 375, a cabine, de 1,90 metro de altura, tira proveito do conhecido truque de suas antecessoras: os espaços abertos.

Como não há divisórias entre o salão e os dois camarotes — apenas o grande banheiro será fechado —, seus ocupantes têm a sensação de estar em um loft.  Na motorização da New Schaefer 375, o estaleiro oferecerá duas opções: três motores de popa de 300 hp cada ou dois motores de centro-rabeta Volvo D4, de 300 hp cada.

 

Segundo o projetista (e dono do estaleiro) Marcio Schaefer, a New Schaefer 375 é uma lancha completa, que virá com tudo o que se espera de um barco desse porte. Seu grande trunfo é a combinação de design atraente com construção de primeira e muito espaço ao ar livre, além de uma cabine espaçosa.

 

Tem sido assim desde que foi para água o primeiro modelo do estaleiro (uma pequena 19 pés), lançado em novembro de 1992. Desde então, com produção sempre crescente, Marcio projetou-se na linha de frente dos grandes construtores nacionais, superando gigantes estabelecidos no mercado.

 

Conheça a história da Schaefer

Assim como a New Schaefer 375, cada lancha da Schaefer Yachts é parte concreta de um ideal muito bem traçado desde 1983, ano em que seu comandante entendeu qual era a sua verdadeira vocação. Dessa forma, deu vazão àquela que considerava ser a sua verdadeira vocação: trocou o curso de engenharia mecânica pelo de arquitetura naval.

Seu sonho era ser projetista de barcos. O interesse nasceu quando ele ainda era criança e ficava desenhando na cabeça vários objetos. Mais tarde, velejando — sim, ele teve uma fase de velejador, e dos bons —, compreendeu que os rabiscos poderiam ser o seu instrumento de trabalho.

 

Iniciou, então, um curso de desenho de barco. Começou a exercitar todo dia, a pesquisar, e comprou a primeira prancheta e alguns livros. Estava decidido: seria projetista de barcos.

 

A virada veio aos 20 anos. A maioria das pessoas costumar abandonar seus sonhos na adolescência, entretanto Márcio continuou apaixonadamente aferrado a ele. Com o apoio financeiro do pai, comprou passagens só de ida para Buenos Aires e foi estudar arquitetura naval na capital argentina.

Eles eram muito fortes na náutica, tinham muitos estaleiros, muitos projetistas. Eu comecei a viver num círculo em que só falava sobre barcos. Desenhei 28 barcos durante o curso e saí de lá sabendo, principalmente, pesquisar e reconhecer um bom projeto – Marcio Schaefer

Já formado, antes de voltar para Florianópolis, ele decidiu fazer um estágio na Europa. Aportou na Espanha, fez ótimos contatos e trabalhou com barcos. Só que depois de um ano da sua volta ao Brasil, é que pôde montar seu escritório.

A New Schaefer 375 incorpora elementos da linha premium da marca, como o piso nivelado, sem nenhum degrau

Nesse meio tempo, Marcio conheceu Raquel, sua mulher, em um Baile Municipal do Clube 12 de Agosto, em Florianópolis. Parceira desde os primeiros momentos da Schaefer Yachts, Raquel criou um ritual de abrir uma garrafa de champanhe a cada lancha vendida.

 

Com o passar dos anos, e a explosão de vendas, o ritual teve de ser abandonado. Mais um pouco e eles teriam que comprar uma vinícola para dar conta da demanda.

 

O mais engraçado é que Marcio pretendia ganhar a vida apenas como projetista. Quando desenhou aquela lanchinha de 19 pés, era com o intuito de atender ao pedido de um amigo, dono de uma pequena fábrica de barcos.

New Schaefer 375

Mas, no meio do caminho, o amigo desistiu do negócio e Marcio acabou assumindo o projeto todo. Aquilo que deveria ser apenas um escritório de design acabou virando um estaleiro.

 

Depois da 19 pés veio uma 23 pés, seguida da Phantom 260, depois pela 36 pés (que permaneceu em linha durante 22 anos) e pela 29 pés, o maior sucesso de vendas da história da Schaefer, com 1.700 cascos em nossa águas.

Com o apoio de seu braço direito, Pedro Odilio Phelippe (que toca a parte administrativa da empresa), tudo o que lucrava com a venda de uma lancha Marcio reinvestia na construção de outra. Todavia, é um engano achar que ele pretendia se tornar o maior construtor de barcos de lazer do país, pois ele não sonhava tão alto. Tudo aconteceu naturalmente.

 

Suas ambições limitavam-se apenas a fazer o melhor, sempre. Com sede em Florianópolis, unidades em Palhoça e Biguaçu, a Schaefer está cada vez mais forte no mercado internacional. O estaleiro é “global player” na área de construção de embarcações de lazer, com mais de 200 barcos vendidos no exterior. Que venham outros 30 anos!

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Praia imprópria: como ela ganha a classificação e os riscos para saúde

    Trecho de mar sinalizado como impróprio para banho pode ser perigoso e ter águas contaminadas

    "Titanic brasileiro": maior tragédia marítima brasileira aconteceu em Ilhabela e durou cinco minutos

    Naufrágio do Príncipe de Astúrias completou 108 anos em 2024 e pode ter vitimado aproximadamente mil pessoas

    Teste Sessa C40: a Sessa mais vendida no mundo em sua melhor versão

    Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos

    Só embarcar e navegar: conheça o programa de compartilhamento de catamarãs Lagoon

    Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar

    Lanchas Focker atracam com nova loja da marca em Bauru (SP), nesta sexta-feira (13)

    Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort