Confira como foi o Festival Náutico Outubro Rosa, em Salvador
Além da luta contra câncer de mama, evento fez limpeza no mar e contou com debates sobre cultura oceânica


Salvador recebeu, no último dia 20, o Festival Náutico Outubro Rosa, que uniu luta contra o câncer de mama, solidariedade, esporte e sustentabilidade nas areias e nas águas da Baía de Todos-os-Santos.
50 anos de mar: conheça o veleiro MorGazek, que está na Copa Mitsubishi 2024
Ingressos do Salvador Boat Show já estão disponíveis. Garanta o seu!
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Idealizado por Agatha Wicks e Tata Mott e apoiado por NÁUTICA, o evento contou com uma programação diversificada, incluindo competições aquáticas, conversas com especialistas na luta contra o câncer, relatos de pacientes oncológicas e entrega de perucas solidárias.
No Festival Náutico Outubro Rosa, que durou um dia inteiro, mulheres puderam participar de atividades com canoas havaianas, surfskis, stand up paddle, veleiros e caiaques na Marina Penha, na Bahia. Nas competições de diversas modalidades, atletas demonstraram a importância do esporte no processo de recuperação das mulheres com câncer.


Nas ações sustentáveis do encontro, o projeto Mulheres no Timão ajudou a levar uma embarcação — do projeto Baía Vela Mar — para a coleta de resíduos nas águas. A limpeza do mar ainda teve a ajuda do Observatório da Baía de Todos os Santos, com caiaques, e do Fundo da Folia, com pranchas de SUP.
Já nas areias, o “Espaço Cultura Oceânica” conduziu rodas de conversa sobre economia circular. Houve ainda contação de histórias, destinadas a crianças e adolescentes, sobre o ecossistema marinho.


Uma das grandes conquistas do evento foi o lançamento da proposta da Biblioteca Comunitária de Itapuã. Livros foram entregues pelo projeto e uma campanha de doações ajudará a levar a iniciativa para frente.


O festival ainda trouxe roda de dança circular, conduzida por Dandara Brazil, também integrante do projeto Mulheres no Timão, que fez a celebração da vida em movimento.
Para o próximo ano, a organização do festival projeta um evento com ainda mais arte, palestras e perucas solidárias.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025