Copa Brasil começa na próxima semana e terá em disputa vagas no Pan de Lima

Por: Redação -
13/11/2018
Foto: Jesus Renedo

A principal competição de embarcações olímpicas do calendário nacional terá uma disputa a mais este ano. A Copa Brasil de Vela 2018 vai valer classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 em seis classes. As primeiras regatas estão marcadas para o próximo dia 20, no Iate Clube de Santa Catarina – Sede Oceânica Jurerê, a partir de 12h.

Nas classes Fórmula Kitesurfe, Snipe Mista, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard, a Copa Brasil será o evento que vai definir quais velejadores vão representar o Brasil em Lima 2019 (sujeito a validação posterior pelo Comitê Técnico da Vela). Já na Nacra 17, a competição vale vaga para o país e para os atletas no Pan.

Para a Fórmula Kite e a Nacra 17, a disputa é ainda mais especial, já que também é válida como Campeonato Sul-Americano a caminho da estreia dessas duas classes em Jogos Pan-Americanos.

“Meu foco agora está totalmente voltado para essa competição. Espero dar meu melhor e andar forte com os atletas estrangeiros. Vamos ter vários velejadores na raia, todos buscando essa vaga. Vai ser uma briga boa”, afirma o rider Bruno Lobo, que no último fim de semana ficou em sétimo lugar no Campeonato Norte-Americano de Fórmula Kite e garantiu a vaga do Brasil no Pan de Lima.

O campeonato serve de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela de 2019 e terá disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 Foil (Misto), Snipe (Misto), Lightning (Misto) e Formula Kitesurf (Open). A disputa vai até o dia 24 de novembro.

Assim como nos últimos anos, paralelamente à Copa Brasil de Vela acontece a Copa Brasil de Vela Jovem, que estará aberta às seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.) e Nacra 15 (Misto). O objetivo é oferecer aos velejadores que estão em fase de iniciação e aperfeiçoamento no esporte a oportunidade de ter um contato próximo com os atletas que estão em campanha pan-americana e olímpica.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Teste Solara 380 Bowrider: lancha encanta com amplos espaços e boa navegabilidade

    Muito agradável para uso externo, a nova embarcação tem aberturas laterais na popa, solário triplo e cockpit espaçoso

    Novo jet elétrico do Batman traz ficção à vida real em embarcação de luxo limitada

    Batizado de Maverick GT Stormy Knight, 27 unidades do jet serão comercializadas pela própria Wayne Enterprises

    Na Espanha, praia de areia preta já abrigou espiões da Guerra Fria e hoje é point de turistas

    Playa de Puerto Naos contrasta escuridão da areia com azul do mar e simpáticos prédios coloridos, além de ostentar o selo Bandeira Azul

    Dupla brasileira disputará volta ao mundo de veleiro na Globe 40

    Desafio chega à segunda edição como o mais forte em duplas dentro da modalidade

    Na popa de superiate, Bugatti atrai olhares durante GP Mônaco de Fórmula 1

    Pelo 2º ano, influenciador içou carro de luxo para dentro de embarcação -- dessa vez, uma 170 pés