Copa Veleiros de Oceano

Por: Redação -
28/04/2015

Mais uma vez a flotilha de vela oceânica do Iate Clube de Santa Catarina se reuniu para as disputas da terceira etapa da Copa Veleiros de Oceano. Após a realização das regatas Centro-Jurerê e Cidade de Florianópolis, a Regata Fortalezas/Biogenetia, uma das mais técnicas do calendário, aconteceu sob bons ventos.

A previsão de vento sul se concretizou e mais uma vez o público pode conferir a largada de uma regata com os veleiros içando os balões coloridos, mas dessa vez com as equipes saindo em direção ao norte da ilha próximo ao Forte de Santana, sob a estrutura da Ponte Hercílio Luz, o que garante um espetáculo ainda mais belo.

Após a largada, os mais de vinte barcos participantes cumpriram o percurso passando pelo Forte Santo Antônio de Ratones, na Ilha de Ratones Grande, Forte de São José da Ponta Grossa, esse feito apenas pelos barcos mais velozes, e, por fim, o Forte Santa Cruz de Anhatomirim, na Ilha de Anhatomirim, assim retornando ao Forte de Santana, que serviu como chegada para as equipes.

O veleiro Zeus Team mostrou mais uma vez seu poder de competição e dominou a regata entre os C30, terminando a frente do Corta Vento, segundo colocado. Na Classe ORC, quem se deu bem foi o Melody 5, que superou a forte equipe do Itajaí Sailing Team (2º) e Catuana Kim (3º).

Na RGS A, Plancton e Argonauta fizeram um ótimo duelo, com pequena diferença para o Plancton, vencedor da regata. Na RGS B o Zephyrus voltou a velejar muito bem e terminou em primeiro lugar, à frente de Vendal V (2º) e Bom Abrigo (3º). Entre os veleiros da RGS Cruzeiro, classe com maior número de participantes melhor para o Carino, grande campeão da etapa. Y-Jurerê-Mirim e Açores III completaram o pódio, em segundo e terceiro, respectivamente.

Repetindo os bons duelos do Circuito Oceânico, os veleiros de HPE25 Tereza e Força 12 fizeram um bom duelo na Regata Fortalezas/Biogenetika e no final, a equipe do Tereza levou a melhor. Na Proa Rasa, o Maskote foi o vencedor, seguido pelo Zimbro.

A próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano acontece no dia 30 de maio, com as disputas da Regata Tripulação.

Foto: Sergio Vignes/ICSC

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Público do Rio Boat Show 2024 tem desconto exclusivo em hotel oficial

    Bem localizado, Novotel Leme oferece condições especiais para visitantes do maior salão náutico da América Latina

    Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens

    Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias

    Filmagem de primeiras ondas de tsunami na Tailândia viraliza 20 anos após desastre

    De férias no local, homem filmou, sem saber, o início do fenômeno de 2004; assista ao vídeo

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show do ano 2000

    Terceira edição do evento teve de lancha sendo construída ao vivo a tanque de mergulho de 5 m de profundidade

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda